ANEXO VII
Metodologia e Estimativa da Distribuição da Despesa Fixada nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social pela Classificação por Função de Governo das Nações Unidas (COFOG - Classification of Functions of Government)
A classificação do orçamento brasileiro segundo a Cofog (Classification of Functions of Government, das Nações Unidas), que vem sendo realizada nos últimos anos pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), toma como ponto de partida o orçamento executado e suas métricas associadas. Conforme delineado na publicação conjunta entre SOF e STN “Despesas por Função do Governo Central ‐ Classificação COFOG”1, de 2018, a classificação utiliza três parâmetros2 para a marcação do orçamento executado: natureza da despesa detalhada (NDD), ação orçamentária e unidade orçamentária (UO). Enquanto as despesas com ações e UOs já estão previstas na elaboração do PLOA, a NDD só pode ser observada no momento da execução3.
Na referida classificação, cada um dos parâmetros acima elencados é classificado de acordo com uma subfunção Cofog. Na análise dos orçamentos Fiscal e da Seguridade Social4 de 2010 a 2018, foram classificadas 5.445 ações, 553 Unidades Orçamentárias e 253 Naturezas de Despesa Detalhadas (NDD). Para o exercício de 2020, também foram classificadas novas ações e unidades orçamentárias. Desse modo, a classificação da Cofog para o PLOA 2020 é uma estimativa a partir das métricas orçamentárias disponíveis no momento da elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual: ações e unidades orçamentárias. Ressalta-se que algumas programações não são objeto de classificação no gasto central orçamentário de acordo com as regras do Government Finance Statistics Manual 2014 (GFSM 2014). No quadro a seguir, apresenta-se o
1 Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/assuntos/orcamento-1/informacoes- orcamentarias/relatorio-cofog_gc.pdf
2 Há, ainda, regras específicas, a exemplo da marcação por Modalidade de Aplicação e por Plano Orçamentário, que será explorada nas seções posteriores dessa Nota Metodológica.
3 Conforme o artigo 6º da Portaria Interministerial SOF/STN nº 163, de 4 de maio de 2001: “Na lei orçamentária, a discriminação da despesa, quanto à sua natureza, far-se-á, no mínimo, por categoria econômica, grupo de natureza de despesa e modalidade de aplicação”,
4 A Cofog é composta por todas as unidades que integram o Orçamento Fiscal e da Seguridade Social, exceto o Banco Central do Brasil.
resultado estimado do PLOA 2020 segundo a metodologia delineada nas próximas seções.
Tabela 1. Classificação Cofog do PLOA 2020.
R$ milhões
Governo Central Orçamentário na Cofog | 1.731.246 |
Excluído da Cofog | 1.824.704 |
Banco Central (não contabilizado5) | 2.570 |
Total PLOA 2020 | 3.558.520 |
Fonte e Elaboração: SOF/FAZENDA/ME.
1. Visão geral: como a Cofog está marcada nos orçamentos já executados?
Embora a regra geral seja classificar o gasto nas subfunções Cofog por meio da ação orçamentária, há algumas exceções. Nos casos em que a análise exclusiva da ação não é suficiente para a classificação, a exemplo de ações padronizadas da União, como a ação 2000 – Administração da Unidade, classifica-se o gasto por UO. Outro exemplo são as despesas de pessoal ativo cuja maior parte é executada no elemento de despesa “Vencimentos e Salários” dentro da ação “Pessoal Ativo da União”. Neste caso, a função Cofog é determinada pela função “primordial” da UO na qual a dotação foi inscrita. Ou seja, nessas situações a UO prevalece sobre a ação6.
Ainda, nos casos em que a classificação por ação ou mesmo por UOs não permite associar a uma única subfunção Cofog, é necessário realizar a marcação por NDD. Esse tipo de marcação ocorre sobretudo com gastos associados à função 710 da Cofog (Proteção Social)7. Tome-se como exemplo a ação orçamentária 0E81 - Benefícios Previdenciários Urbanos. Por sua natureza genérica, seus gastos envolvem aposentadoria especial, por invalidez, por idade, pensão por morte e por acidente de trabalho, auxílio doença e reclusão, entre outros, abrangendo várias subfunções da Cofog. Como não é possível marcar essa despesa por meio da ação, elencou-se um subconjunto de NDDs capazes de contemplar despesas com a doença e invalidez (7101), a terceira idade (7102), os sobreviventes (7103), as família e crianças (7104) e os casos
5 O Banco Central do Brasil, dadas suas características, compõe o subsetor de corporações públicas financeiras e, portanto, não é computado na Cofog.
6 No caso da marcação por UO, as ações não são individualmente classificadas.
7 A marcação por NDD concentra-se nas funções 7021, 7043, 7073, 7101, 7102, 7103, 7104, 7105, 7107,
7109.
não especificados (7109). Nesses casos, quando a classificação exige a observação de determinadas NDDs, este parâmetro prevalece sobre a classificação por Ação e por UO.
Entre 2010 e 2018, o percentual da despesa marcado por cada tipo de regra é apresentado na Figura 1. A marcação por NDD concentra a maior parte das despesas executadas a cada ano e sua importância relativa às outras marcações foi ampliada, alcançando cerca de 55% nos últimos anos8. Por sua vez, a regra por ação concentrou pouco mais de 30% da despesa executada. Por fim, menos de 15% da despesa deriva da prevalência da UO.
Figura 1. Despesa orçamentária na Cofog por tipo de marcação.
55%
50%
45%
40%
35%
30%
25%
20%
15%
2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018
Exercício
Marcado Ação Marcado NDD Marcado UO
Fonte: SOF e STN. Elaboração: SOF/FAZENDA/ME.
Em resumo, quando se considera o montante das despesas executadas no orçamento, há entre os parâmetros uma hierarquia:
Natureza da despesa detalhada > Ação orçamentária > Unidade orçamentária.
8 Isto é explicado, em grande medida, pelo fato de despesa vultosas, como benefícios previdenciários, demandarem classificação por NDD, haja vista a impossibilidade de classificação baseada em ação ou UO.
2. Marcação por NDD
O número de ações marcadas por NDDs é residual, apesar de concentrar o maior volume de gastos. Por exemplo, em 2018, 157 NDDs, de um total de 1.665 analisadas, foram especificamente marcadas para classificar casos não abarcados pela marcação mediante ações e UOs. Conforme exposto na Figura 2, o número de NDDs associadas a alguma subfunção Cofog varia ligeiramente ao longo dos exercícios, embora haja um núcleo duro dessas naturezas sempre marcadas para cada ano.
Figura 2. Total de NDDs marcadas a cada exercício.
158
158
162
156 157
141
138
145
146
2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018
Fonte: SOF e STN. Elaboração: SOF/FAZENDA/ME.
Verifica-se que 21 ações (ver relação na Tabela 4) são marcadas majoritariamente pela NDD9. Nesse conjunto, 16 são integralmente10 marcadas por essa regra. As outras cinco (0005 – Sentenças Judiciais Transitadas em Julgado (Precatórios), 00M1 – Benefícios Assistenciais decorrentes do Auxílio-Funeral e Natalidade, 0536 – Benefícios e Pensões Indenizatórias Decorrentes de Legislação Especial e/ou Decisões Especiais, 0625 – Sentenças Judiciais Transitadas em Julgado de Pequeno Valor e 0C01 – Valores Retroativos a Anistiados Políticos) são marcadas pela combinação de regras – NDD e ação ou UO. Essas 21 ações representam cerca de 55% de todo gasto observado na
9 Para chegar a esse número calcula-se o percentual de gastos por ação marcados por cada tipo de regra (NDD, ação e UO). São consideradas apenas as ações com execução no período de 2016 a 2018, já que as anteriores a esse período não estão ativas no cadastro de ações. Entre as 21 ações, apenas 5 têm menos de 99% da despesa executada por NDD. A ação 00M1, com em média 65% da despesa marcada por NDD; a 0625, com 76%; a 0005, com 79%; a 0C01 com 96%; e a 218K com 98%.
10 Mais de 99% da despesa de cada ano.
Cofog a cada ano. Individualmente a ação 0E81 (Benefícios Previdenciários Urbanos) representa 29% de todo orçamento marcado na Cofog11.
É importante ressaltar a relativa estabilidade da distribuição do gasto entre as subfunções Cofog nas ações marcadas pela regra da NDD ao longo dos anos. A Figura 3 apresenta um diagrama de caixa com a distribuição do percentual dessas despesas em uma determinada subfunção Cofog. Entre 16 ações quase integralmente marcadas por NDD, apresenta-se na Figura 3 apenas as 8 especificadas que têm ao menos duas marcações por subfunção na Cofog12. A distribuição evidenciada no gráfico aponta, sob o ponto de vista da ação orçamentária, estabilidade na classificação por NDD no período de 2010 a 2018. Por exemplo, na ação 009K, 53% do gasto está na função Cofog 7102 e 47% na 7103. Ainda, a ação 0E81, apresenta pequenas variações na marcação da subfunção 7101 e 7102.
Figura 3. Diagrama de caixa das ações marcadas integralmente por NDD com pelo menos duas subfunções COFOG (2010 -2018).
7103
7102
47.5% 50% 52.5%
7104
7103
0% 25% 50% 75% 100%
7107
7104
7103
7102
7101
7073
0% 20% 40% 60%
7103
7102
7107
7104
7103
7102
7101
7107
7104
7103
7102
7101
40% 45% 50% 55% 60% 0% 25% 50% 75% 0% 20% 40%
7107
7104
7104
7103 7102
7102
7101
7101
0% 20% 40% 60% 0% 25% 50% 75% 100%
Fonte: SOF e STN. Elaboração: SOF/FAZENDA/ME.
11 Cofog orçamentária marcado sem os ajustes. Nesse sentido, ver seção 8.
12 Os casos em que há apenas uma marcação foram excluídos, pois em todos os anos as despesas das NDDs que marcam a ação estão associadas a apenas uma subfunção Cofog.
No caso das cinco ações cuja marcação por NDD não é integral, mas relevante, a distribuição dos gastos entre as funções Cofog também apresenta relativa estabilidade ao longo dos anos, segundo se pode observar na Figura 4 a seguir. Também, são apresentadas apenas as quatro ações que marcam mais de uma subfunção Cofog. Apenas no caso da ação 0C01 observa-se maior variação: de 58% na função 7107 em 2015 para 64% em 2018.
Figura 4. Diagrama de caixa das ações marcadas parcialmente por NDD com pelo menos duas subfunções COFOG (2010 – 2018).
7109
7105
7104
7103 7103
7102
7102
7101
0% 20% 40% 60% 0% 20% 40% 60%
7109
7107
7103
7102
7103
0% 20% 40% 60% 40% 50% 60%
Fonte: SOF e STN. Elaboração: SOF/FAZENDA/ME.
Diante dessa estabilidade temporal da marcação por NDD das 21 ações acima elencadas, a estimativa dos gastos apresentada para o PLOA 2020 é realizada de acordo com a média de gastos classificados nos últimos três anos marcados na Cofog (2016 a 2018). Essa solução permite superar a incapacidade de observar o lançamento contábil usualmente utilizado na marcação da Cofog.
3. Classificação por Unidade Orçamentária
Da mesma forma que com as NDDs, a marcação por unidade orçamentária é residual: desde 2010, em apenas 69 ações, de um conjunto de 5.445 analisadas no período 2010-2018, há prevalência da marcação por UO. Ou seja, pouco mais de 1% é
marcado por UO. Em regra, a marcação por UO não compete com a marcação por NDD, à exceção da marcação das ações 0625 e 0005, que têm, respectivamente, 24% e 20% das suas despesas categorizadas por UO e o restante por NDD. No entanto, conforme delineado na seção anterior, como essas ações têm grande parte dos seus gastos marcados por NDD, a estimativa da distribuição das despesas entre as subfunções seguirá a média de gastos classificados nos últimos três anos marcados na Cofog (2016 a 2018).
Nos outros casos, a marcação da Cofog seguirá a regra geral: nas ações padronizadas da União, prevalece a marcação por Unidade Orçamentária. Vale salientar que, com a alteração da estrutura ministerial ocorrida em 2019, houve a reclassificação da Cofog para as novas unidades orçamentárias.
4. Marcação por ação
Seguindo a regra geral, parcela expressiva das despesas do PLOA 2020 é marcada pela classificação usual das ações. Nesses termos, as novas ações criadas para o exercício de 2020 foram classificadas de acordo com a metodologia da GFSM (Government Finance Statistics Manual) 2014.
5. Modalidade de Aplicação
Uma regra de classificação subsidiária é utilizada na marcação de despesas da educação – função 709 da Cofog. Essa regra combina algumas Modalidade de Aplicação a algumas ações (0515, 0E36, 20RP, 0E01 e 00FA) de modo a especificar o nível de ensino utilizado13. Dada a atuação prioritária dos municípios no ensino infantil e dos estados no ensino médio (Art. 211 da Constituição Federal de 1988), optou-se por classificar as transferências aos municípios (modalidade de aplicação 40) como “7091 – Educação infantil e ensino fundamental I” e as transferências aos estados (modalidade de aplicação 30) como “7092 – Ensino fundamental II e médio”.
13 Na seção 7, discute-se a distribuição específica para os gastos da ação 0C33 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB).
6. O caso da ação 212B - Benefícios Obrigatórios aos Servidores Civis, Empregados, Militares e seus Dependentes
A partir do exercício de 2019, foram agregadas algumas ações de despesas com benefícios a servidores. Dessa forma, as ações 2010 - Assistência Pré-Escolar aos Dependentes dos Servidores Civis, Empregados e Militares, 2011 - Auxílio-Transporte aos Servidores Civis, Empregados e Militares, 2012 - Auxílio-Alimentação aos Servidores Civis, Empregados e Militares, 00M1 - Benefícios Assistenciais Decorrentes do Auxílio- Funeral e Natalidade, 213Z - Auxílio-Fardamento aos Militares da Ativa – Pecúnia e 00PO
- Auxílio-Familiar e Indenização de Representação no Exterior – IREX, passaram a compor planos orçamentários – PO’s de uma única ação orçamentária, a 212B - Benefícios Obrigatórios aos Servidores Civis, Empregados, Militares e seus Dependentes.
Como não estão disponíveis informações sobre as NDDs, a classificação funcional Cofog da 212B no PLOA 2020 seguirá a regra de marcação por Plano Orçamentário, herdando a classificação já realizada na marcação da Cofog nos exercícios anteriores.
Quadro 1. Marcação COFOG da Ação 212B
Ação | Descrição | Marcação COFOG | O que prevalece? |
2010 | ASSISTENCIA PRE-ESCOLAR AOS DEPENDENTES DOS SERVIDORES CIVIS | Sem marcação | Prevalece UO |
2011 | AUXILIO-TRANSPORTE AOS SERVIDORES CIVIS, EMPREGADOS E MILITARES | Sem marcação | Prevalece UO |
2012 | AUXILIO-ALIMENTACAO AOS SERVIDORES CIVIS, EMPREGADOS E MILITARES | Sem marcação | Prevalece UO |
00M1 | BENEFICIOS ASSISTENCIAIS DECORRENTES DO AUXILIO- FUNERAL E NATALIDADE | 7103 | Prevalece Plano Orçamentário |
213Z | AUXILIO-FARDAMENTO AOS MILITARES DA ATIVA - PECUNIA | 7021 | Prevalece Plano Orçamentário |
00PO | AUXILIO-FAMILIAR E INDENIZACAO DE REPRESENTACAO NO EXTERIOR | Sem marcação | Prevalece UO |
2004 | ASSISTENCIA MEDICA E ODONTOLOGICA AOS SERVIDORES CIVIS, EMPR | Sem marcação | Prevalece UO |
Fonte e elaboração: SOF/FAZENDA/ME.
7. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF)
A distribuição dos valores da ação 0C33 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
– FUNDEB) na Cofog tem sido estável nos últimos 3 exercícios14: 60% dos valores são classificados na subfunção 7091 (Educação infantil e ensino fundamental), de responsabilidade dos entes municipais, e 40% estão alocados na subfunção 7092 (Ensino fundamental II e médio) cuja competência é dos Estados. Dessa forma, a estimativa Cofog da ação 0C33 no PLOA 2020 seguirá os percentuais distribuídos em cada Cofog observados nos últimos exercícios.
No caso da UO 73901 (Fundo Constitucional do Distrito Federal – FCDF), a marcação dos gastos na Cofog segue apenas a lógica do Plano Orçamentário (PO) nas ações específicas15. Nesse caso, a classificação captura um amplo leque de despesas: a manutenção da polícia militar, do corpo de bombeiros, com serviços de saúde e de educação, que são financiados pela União. Como as despesas têm sido corretamente especificadas por PO, é possível observar a previsão de gastos no PLOA 2020.
8. Ajustes de apuração em conformidade com o GFSM 2014
Na classificação feita anualmente entre a SOF e a STN, são realizados ajustes no valor final da Cofog para compatibilizá-la com o valor da despesa apurado de acordo com o GFSM 2014. Entre os ajustes, destacam‐se as contribuições sociais imputadas, juros da dívida pública, o valor líquido de alienação de ativos não financeiros e as despesas com o Financiamento Estudantil (FIES). No entanto, como a classificação estimada tem por base o PLOA, que representa o Governo Central Orçamentário, esses ajustes não são computados.
14 Até 2016, os gastos observados na ação 0C33 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB) eram marcados por meio da regra por modalidade de aplicação acima especificada. Entretanto, a partir de 2017, essa ação deixou de especificar no orçamento a distribuição dos gastos para os municípios (modalidade de aplicação 40).
15As seis ações são: 00NR, 00NT, 00FM, 0312, 09HB, 218Z.
9. O que não é marcado na Cofog
Outra preocupação metodológica para a marcação do PLOA 2020 segundo a Cofog refere-se a qual percentual do orçamento não faz parte dessa classificação. Como regra, a Cofog classifica um conjunto NDDs que estão de acordo com as regras das Estatísticas de Finanças Públicas (EFP)16. Em média, 45% da despesa orçamentária não é classificada na Cofog ao longo dos anos. Nesses termos, para estimar a Cofog do PLOA é importante determinar quais ações usualmente não são marcadas.
Diante da impossibilidade de identificar o que está fora por meio da NDD, optou- se por utilizar no nível da ação aquelas que estariam usualmente fora da Cofog. A cada ano, dos valores não classificados, 99% são concentrados em pouco mais de 20 ações que estão integralmente fora da Cofog orçamentária. Entre essas ações, três concentram aproximadamente 90% do valor excluído (0455 - Serviços da Dívida Pública Federal Interna, 0365 - Refinanciamento da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna, 0669 - Cobertura do Resultado Negativo Apurado no Banco Central do Brasil - Lei Complementar nº 101, de 2000)17.
Tendo em vista essa concentração de gastos em algumas ações, optou-se por não considerar na Cofog as ações que têm ao longo de 2010 a 2018 mais de 95% dos seus gastos não classificados (ver Tabela 5).
Também não são analisadas na Cofog Orçamentária18 as despesas do Banco Central (UO 25201), que, dadas suas características, compõem o subsetor de corporações públicas financeiras.
16 Estatísticas de finanças públicas (EFP) é um conjunto de conceitos e princípios desenvolvidos pelo FMI com o objetivo de proporcionar um arcabouço conceitual que facilite a análise da política fiscal e possibilite quantificar as ações do governo. As EFP são uma representação econômica da atividade financeira do governo.
17 Os valores despendidos com juros são estimados pelo IBGE com base nas informações do Banco Central do Brasil, Demonstrativos Contábeis do FGTS e Fundo remanescente do PIS/PASEP. Por isso, os valores dessas ações não são considerados no computo da Cofog.
18 A Cofog Orçamentária desconsidera o valor dos ajustes.
10. PLOA 2020 marcado pela Cofog
Tabela 2. Estimativa da Classificação Cofog (Classification of Functions of Government, das Nações Unidas) do PLOA 2020 em R$.
Despesa por função de governo - Governo Central Orçamentário | R$ Milhões | |
PLOA 2020 | ||
7 | Despesa total | R$ 1.731.246,22 |
701 | Serviços públicos gerais | R$ 275.811,95 |
7011 | Poder executivo, legislativo, assuntos fiscais, financeiros e externos | R$ | 34.347,83 |
7012 | Ajuda econômica externa |
|
|
7013 | Serviços gerais | R$ | 4.060,80 |
7014 | Pesquisa básica | R$ | 2.025,02 |
7015 | Pesquisa e desenvolvimento de serviços públicos gerais | R$ | 0,05 |
7016 | Serviços públicos gerais não especificados | R$ | 9.859,73 |
7017 | Transações da dívida pública1 |
|
|
7018 | Transferências de caráter geral entre diferentes níveis de governo | R$ | 225.518,52 |
702 | Defesa | R$ | 47.711,14 |
7021 | Defesa militar | R$ | 46.266,46 |
7022 | Defesa civil | R$ | 666,46 |
7023 | Ajuda externa militar | R$ | 89,43 |
7024 | Pesquisa e desenvolvimento da defesa | R$ | 551,29 |
7025 | Defesa não especificada | R$ | 137,50 |
703 | Ordem pública e segurança | R$ | 70.008,30 |
7031 | Serviços de polícia | R$ | 31.854,89 |
7032 | Serviços de proteção contra incêndios | R$ | 1.294,56 |
7033 | Tribunais de justiça | R$ | 35.933,90 |
7034 | Estabelecimentos prisionais | R$ | 308,04 |
7035 | Pesquisa e desenvolvimento com a ordem pública e segurança |
|
|
7036 | Ordem pública e segurança não especificada | R$ | 616,91 |
704 | Assuntos econômicos | R$ | 53.371,03 |
7041 | Assuntos econômicos, comerciais e trabalhistas em geral | R$ | 9.650,58 |
7042 | Agricultura, silvicultura, pesca e caça | R$ | 18.324,14 |
7043 | Combustíveis e energia | R$ | 3.373,67 |
7044 | Mineração, indústria e construção | R$ | 714,65 |
7045 | Transportes | R$ | 13.773,96 |
7046 | Comunicações | R$ | 1.204,52 |
7047 | Outros setores | R$ | 800,46 |
7048 | Pesquisa e desenvolvimento de assuntos econômicos | R$ | 5.497,42 |
7049 | Outros assuntos econômicos | R$ | 31,64 |
705 | Proteção ambiental | R$ | 3.064,85 |
7051 | Gestão de resíduos | R$ | 28,15 |
7052 | Gestão de águas residuais | R$ | 1.285,63 |
7053 | Redução da poluição | R$ | 24,74 |
7054 | Proteção da biodiversidade e da paisagem | R$ | 1.496,00 |
7055 | Pesquisa e desenvolvimento da proteção ambiental | R$ | 58,29 |
7056 | Proteção ambiental não especificada | R$ | 172,04 |
706 | Habitação e serviços comunitários | R$ 3.214,38 |
7061 | Desenvolvimento habitacional | R$ | 1.019,00 |
7062 | Desenvolvimento comunitário | R$ | 195,80 |
7063 | Abastecimento de água | R$ | 1.999,53 |
7064 | Iluminação pública |
|
|
7065 | Pesquisa e desenvolvimento com habitação e serv. comunitários | R$ | 0,05 |
7066 | Habitação e serviços comunitários não especificados |
|
|
707 | Saúde | R$ | 128.505,13 |
7071 | Produtos, instrumentos e equipamentos médicos | R$ | 19.486,02 |
7072 | Serviços ambulatoriais | R$ | 23.139,50 |
7073 | Serviços hospitalares | R$ | 65.488,74 |
7074 | Serviços de saúde pública | R$ | 5.515,04 |
7075 | Pesquisa e desenvolvimento com a saúde | R$ | 1.993,17 |
7076 | Saúde não especificada | R$ | 12.882,65 |
708 | Lazer, cultura e religião | R$ | 2.206,27 |
7081 | Serviços recreativos e desportivos | R$ | 228,24 |
7082 | Serviços culturais | R$ | 1.265,22 |
7083 | Serviços de rádio e tele difusão e de publicação | R$ | 695,90 |
7084 | Serviços religiosos e outros serviços comunitários |
|
|
7085 | Pesquisa e desenvolvimento do lazer, cultura e religião |
|
|
7086 | Lazer, cultura e religião não especificados | R$ | 16,91 |
709 | Educação | R$ | 142.138,69 |
7091 | Educação infantil e ensino fundamental | R$ | 50.968,04 |
7092 | Ensino fundamental II e médio | R$ | 24.525,29 |
7093 | Ensino pós-secundário e não superior |
|
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7094 | Ensino superior | R$ | 48.265,86 |
7095 | Ensino não classificável por nível | R$ | 100,64 |
7096 | Serviços auxiliares da educação | R$ | 4.879,69 |
7097 | Pesquisa e desenvolvimento com a educação |
|
|
7098 | Educação não especificada | R$ | 13.399,17 |
710 | Proteção social | R$ | 1.005.214,47 |
7101 | Doença e invalidez | R$ | 146.038,41 |
7102 | Terceira idade | R$ | 508.576,93 |
7103 | Sobreviventes | R$ | 205.392,47 |
7104 | Família e filhos | R$ | 33.526,43 |
7105 | Desemprego | R$ | 40.710,11 |
7106 | Habitação | R$ | 2.711,25 |
7107 | Exclusão social não especificada | R$ | 23.072,73 |
7108 | Pesquisa e desenvolvimento de proteção social | R$ | 6,00 |
7109 | Proteção social não especificada | R$ | 45.180,13 |
Fonte e elaboração: SOF/FAZENDA/ME
Nota: 1. No computo da Cofog, o valor das transações da dívida pública é apresentado como ajuste orçamentário, ou seja, por fora da Cofog orçamentária. Os valores apresentados são computados pelo IBGE e são derivados do Banco Central do Brasil, dos Demonstrativos Contábeis do FGTS e do Fundo remanescente do PIS/PASEP.
Tabela 3. Estimativa da Classificação Cofog (Classification of Functions of Government, das Nações Unidas) no PLOA 2020 em US$.
Expenditure by function of government - Budgetary Central Government | $ Millions (US$ 1 = R$ 4,00) | |
|
| PLOA 2020 |
7 | EXPENDITURE | $ 432.811,55 |
701 | General public services | $ 68.952,99 |
7011 | Executive and legislative organs, financial and fiscal affairs, external affairs |
|
| $ 8.586,96 | |
7012 | Foreign economic aid |
|
7013 | General services | $ 1.015,20 |
7014 | Basic research | $ 506,26 |
7015 | R & D General public services | $ 0,01 |
7016 | General public services not elsewhere classified | $ 2.464,93 |
7017 | Public debt transactions |
|
7018 | Transfers of general character between levels of government | $ 56.379,63 |
702 | Defense | $ 11.927,79 |
7021 | Military defense | $ 11.566,62 |
7022 | Civil defense | $ 166,62 |
7023 | Foreign military aid | $ 22,36 |
7024 | R & D Defense | $ 137,82 |
7025 | Defense not elsewhere classified | $ 34,38 |
703 | Public order and safety | $ 17.502,08 |
7031 | Police services | $ 7.963,72 |
7032 | Fire protection services | $ 323,64 |
7033 | Law courts | $ 8.983,48 |
7034 | Prisons | $ 77,01 |
7035 | R & D Public order and safety |
|
7036 | Public order and safety not elsewhere classified | $ 154,23 |
704 | Economic affairs | $ 13.342,76 |
7041 | General economic, commercial, and labor affairs | $ 2.412,64 |
7042 | Agriculture, forestry, fishing, and hunting | $ 4.581,04 |
7043 | Fuel and energy | $ 843,42 |
7044 | Mining, manufacturing, and construction | $ 178,66 |
7045 | Transport | $ 3.443,49 |
7046 | Communication | $ 301,13 |
7047 | Other industries | $ 200,11 |
7048 | R & D Economic affairs | $ 1.374,35 |
7049 | Economic affairs not elsewhere classified | $ 7,91 |
705 | Environmental protection | $ 766,21 |
7051 | Waste management | $ 7,04 |
7052 | Waste water management | $ 321,41 |
7053 | Pollution abatement | $ 6,18 |
7054 | Protection of biodiversity and landscape | $ 374,00 |
7055 | R & D Environmental protection | $ 14,57 |
7056 | Environmental protection not elsewhere classified | $ 43,01 |
706 | Housing and community amenities | $ 803,59 |
7061 | Housing development | $ 254,75 |
Expenditure by function of government - Budgetary Central Government | $ Millions (US$ 1 = R$ 4,00) | |
|
| PLOA 2020 |
7062 | Community development | $ 48,95 |
7063 | Water supply | $ 499,88 |
7064 | Street lighting |
|
7065 | R & D Housing and community amenities | $ 0,01 |
7066 | Housing and community amenities not elsewhere classified |
|
707 | Health | $ 32.126,28 |
7071 | Medical products, appliances, and equipment | $ 4.871,51 |
7072 | Outpatient services | $ 5.784,88 |
7073 | Hospital services | $ 16.372,19 |
7074 | Public health services | $ 1.378,76 |
7075 | R & D Health | $ 498,29 |
7076 | Health not elsewhere classified | $ 3.220,66 |
708 | Recreation, culture and religion | $ 551,57 |
7081 | Recreational and sporting services | $ 57,06 |
7082 | Cultural services | $ 316,31 |
7083 | Broadcasting and publishing services | $ 173,98 |
7084 | Religious and other community services |
|
7085 | R & D Recreation, culture, and religion |
|
7086 | Recreation, culture, and religion not elsewhere classified | $ 4,23 |
709 | Education | $ 35.534,67 |
7091 | Pre-primary and primary education | $ 12.742,01 |
7092 | Secondary education | $ 6.131,32 |
7093 | Postsecondary nontertiary education |
|
7094 | Tertiary education | $ 12.066,47 |
7095 | Education not definable by level | $ 25,16 |
7096 | Subsidiary services to education | $ 1.219,92 |
7097 | R & D Education |
|
7098 | Education not elsewhere classified | $ 3.349,79 |
710 | Social protection | $ 251.303,62 |
7101 | Sickness and disability | $ 36.509,60 |
7102 | Old age | $ 127.144,23 |
7103 | Survivors | $ 51.348,12 |
7104 | Family and children | $ 8.381,61 |
7105 | Unemployment | $ 10.177,53 |
7106 | Housing | $ 677,81 |
7107 | Social exclusion not elsewhere classified | $ 5.768,18 |
7108 | R & D Social protection | $ 1,50 |
7109 | Social protection not elsewhere classified | $ 11.295,03 |
Fonte e elaboração: SOF/FAZENDA/ME
11. Relação das ações orçamentárias marcadas por NDD
Tabela 4. Ações com marcação da Cofog estimada por NDD pela execução média dos anos anteriores.
| Ação Orçamentária |
1 | 009W - Compensação Previdenciária |
2 | 0005 - Sentenças Judiciais Transitadas em Julgado (Precatórios) |
3 | 009K - Complementação de Aposentadorias e Pensões da Extinta RFFSA |
4 | 00H4 - Seguro Desemprego |
5 | 00H5 - Benefícios de Prestação Continuada (BPC) à Pessoa Idosa e da Renda Mensal Vitalícia (RMV) por Idade |
6 | 00IN - Benefícios de Prestação Continuada (BPC) à Pessoa com Deficiência e da Renda Mensal Vitalícia (RMV) por Invalidez |
7 | 00NY - Transferência de Recursos para a Conta de Desenvolvimento Energético (Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002) |
8 | 00QD - Pensões Militares dos Ex-Territórios e do Antigo Estado da Guanabara |
9 | 00QG - Anistiados Políticos - Retroativos Concedidos por Decisões Judiciais |
10 | 0179 - Pensões Militares das Forças Armadas |
11 | 0181 - Aposentadorias e Pensões Civis da União |
12 | 0397 - Aposentadorias e Pensões do Extinto Instituto de Previdência dos Congressistas - IPC |
13 | 0536 - Benefícios e Pensões Indenizatórias Decorrentes de Legislação Especial e/ou Decisões Judiciais |
14 | 0581 - Abono Salarial |
15 | 0625 - Sentenças Judiciais Transitadas em Julgado de Pequeno Valor |
16 | 0739 - Indenização a Anistiados Políticos em Prestação Única ou em Prestação Mensal, Permanente e Continuada, nos termos da Lei nº 10.559, de 2002 |
17 | 0C01 - Valores Retroativos a Anistiados Políticos nos termos da Lei nº 11.354, de 19/10/2006 |
18 | 0E81 - Benefícios Previdenciários Urbanos |
19 | 0E82 - Benefícios Previdenciários Rurais |
20 | 214H - Inativos Militares das Forças Armadas |
21 | 218K - Inativos Militares dos Ex-Territórios e do Antigo Estado da Guanabara |
Fonte e elaboração: SOF/FAZENDA/ME
12. Relação das ações orçamentárias excluídas da Cofog Central Orçamentária
Importante salientar que, embora parte desses valores não sejam considerados na Cofog do Governo Central Orçamentário, nos ajustes realizados após a execução essas despesas voltam a ser analisadas. Entretanto, gastos como o Refinanciamento da Dívida Pública Federal são totalmente excluídos, assim como as transações com ativos e passivos financeiros, como os empréstimos realizados pelo governo.
Tabela 5. Ações do PLOA 2020 não classificadas Cofog orçamentária.
Ação Orçamentária | Valor PLOA (milhões de R$) |
0365 - Refinanciamento da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna | 861.418 |
0455 - Serviços da Dívida Pública Federal Interna | 638.817 |
00RT - Recursos para Programações em Despesas de Capital | 75.949 |
0Z00 - Reserva de Contingência - Financeira | 34.885 |
0669 - Cobertura do Resultado Negativo Apurado no Banco Central do Brasil (Lei Complementar nº 101, de 2000) | 30.400 |
0425 - Serviços da Dívida Pública Federal Externa | 27.271 |
0Z01 - Reserva de Contingência Fiscal - Primária | 27.034 |
0243 - Refinanciamento da Dívida Pública Mobiliária Federal Externa | 20.288 |
0158 - Financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico a Cargo do BNDES | 19.731 |
00Q3 - Assunção e Novação de Dívidas do Fundo de Compensação das Variações Salariais - FCVS | 15.857 |
00JJ - Promoção de Investimentos no Brasil e no Exterior: Fundo Social - FS | 10.335 |
00LI - Compensação ao Fundo do Regime Geral de Previdência Social - FRGPS (Lei nº 12.546, de 2011) | 10.269 |
00IG - Concessão de Financiamento Estudantil - FIES (Lei nº 10.260, de 2001) | 8.861 |
0118 - Financiamentos à Marinha Mercante e à Indústria de Construção e Reparação Naval | 6.300 |
0012 - Financiamentos ao Agronegócio Café (Lei nº 8.427, de 1992) | 5.725 |
00QE - Regularização de Obrigações Contingentes Reconhecidas pela União | 5.671 |
0030 - Financiamento aos Setores Produtivos do Semiárido da Região Nordeste | 4.229 |
0031 - Financiamento aos Setores Produtivos da Região Nordeste | 4.229 |
0029 - Financiamento aos Setores Produtivos da Região Centro-Oeste | 2.820 |
0534 - Financiamento aos Setores Produtivos da Região Norte (FNO) | 2.820 |
0284 - Amortização e Encargos de Financiamento da Dívida Contratual Externa | 2.628 |
0A84 - Financiamento de Operações no âmbito do Programa de Financiamento às Exportações - PROEX (Lei nº 10.184, de 2001) | 2.100 |
0A37 - Financiamento de Projetos de Desenvolvimento Tecnológico de Empresas (Lei nº 11.540, de 2007) | 1.627 |
Outras | 5.440 |
Total | 1.824.704 |
Fonte e elaboração: SOF/FAZENDA/ME