ANEXO VII

 

Metodologia e Estimativa da Distribuição da Despesa Fixada nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social pela Classificação por Função de Governo das Nações Unidas (COFOG - Classification of Functions of Government)

A classificação do orçamento brasileiro segundo a Cofog (Classification of Functions of Government, das Nações Unidas), que vem sendo realizada nos últimos anos pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), toma como ponto de partida o orçamento executado e suas métricas associadas. Conforme delineado na publicação conjunta entre SOF e STN “Despesas por Função do Governo Central ‐ Classificação COFOG”1, de 2018, a classificação utiliza três parâmetros2 para a marcação do orçamento executado: natureza da despesa detalhada (NDD), ação orçamentária e unidade orçamentária (UO). Enquanto as despesas com ações e UOs estão previstas na elaboração do PLOA, a NDD pode ser observada no momento da execução3.

Na referida classificação, cada um dos parâmetros acima elencados é classificado de acordo com uma subfunção Cofog. Na análise dos orçamentos Fiscal e da Seguridade Social4 de 2010 a 2018, foram classificadas 5.445 ações, 553 Unidades Orçamentárias e 253 Naturezas de Despesa Detalhadas (NDD). Para o exercício de 2020, também foram classificadas novas ações e unidades orçamentárias. Desse modo, a classificação da Cofog para o PLOA 2020 é uma estimativa a partir das métricas orçamentárias disponíveis no momento da elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual: ações e unidades orçamentárias. Ressalta-se que algumas programações não são objeto de classificação no gasto central orçamentário de acordo com as regras do Government Finance Statistics Manual 2014 (GFSM 2014). No quadro a seguir, apresenta-se o

 

 

1 Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/assuntos/orcamento-1/informacoes- orcamentarias/relatorio-cofog_gc.pdf

2 Há, ainda, regras específicas, a exemplo da marcação por Modalidade de Aplicação e por Plano Orçamentário, que será explorada nas seções posteriores dessa Nota Metodológica.

3 Conforme o artigo 6º da Portaria Interministerial SOF/STN nº 163, de 4 de maio de 2001: “Na lei orçamentária, a discriminação da despesa, quanto à sua natureza, far-se-á, no mínimo, por categoria econômica, grupo de natureza de despesa e modalidade de aplicação”,

4 A Cofog é composta por todas as unidades que integram o Orçamento Fiscal e da Seguridade Social, exceto o Banco Central do Brasil.


resultado estimado do PLOA 2020 segundo a metodologia delineada nas próximas seções.

Tabela 1. Classificação Cofog do PLOA 2020.

R$ milhões

Governo Central Orçamentário na Cofog

1.731.246

Excluído da Cofog

1.824.704

Banco Central (não contabilizado5)

2.570

Total PLOA 2020

3.558.520

Fonte e Elaboração: SOF/FAZENDA/ME.

 

1.      Visão geral: como a Cofog está marcada nos orçamentos executados?

Embora a regra geral seja classificar o gasto nas subfunções Cofog por meio da ação orçamentária, há algumas exceções. Nos casos em que a análise exclusiva da ação não é suficiente para a classificação, a exemplo de ações padronizadas da União, como a ação 2000 Administração da Unidade, classifica-se o gasto por UO. Outro exemplo são as despesas de pessoal ativo cuja maior parte é executada no elemento de despesa “Vencimentos e Salários” dentro da ação “Pessoal Ativo da União”. Neste caso, a função Cofog é determinada pela função “primordial” da UO na qual a dotação foi inscrita. Ou seja, nessas situações a UO prevalece sobre a ação6.

Ainda, nos casos em que a classificação por ação ou mesmo por UOs não permite associar a uma única subfunção Cofog, é necessário realizar a marcação por NDD. Esse tipo de marcação ocorre sobretudo com gastos associados à função 710 da Cofog (Proteção Social)7. Tome-se como exemplo a ação orçamentária 0E81 - Benefícios Previdenciários Urbanos. Por sua natureza genérica, seus gastos envolvem aposentadoria especial, por invalidez, por idade, pensão por morte e por acidente de trabalho, auxílio doença e reclusão, entre outros, abrangendo várias subfunções da Cofog. Como não é possível marcar essa despesa por meio da ação, elencou-se um subconjunto de NDDs capazes de contemplar despesas com a doença e invalidez (7101), a terceira idade (7102), os sobreviventes (7103), as família e crianças (7104) e os casos

 

 

5 O Banco Central do Brasil, dadas suas características, compõe o subsetor de corporações públicas financeiras e, portanto, não é computado na Cofog.

6 No caso da marcação por UO, as ações não são individualmente classificadas.

7 A marcação por NDD concentra-se nas funções 7021, 7043, 7073, 7101, 7102, 7103, 7104, 7105, 7107,

7109.


não especificados (7109). Nesses casos, quando a classificação exige a observação de determinadas NDDs, este parâmetro prevalece sobre a classificação por Ação e por UO.

Entre 2010 e 2018, o percentual da despesa marcado por cada tipo de regra é apresentado na Figura 1. A marcação por NDD concentra a maior parte das despesas executadas a cada ano e sua importância relativa às outras marcações foi ampliada, alcançando cerca de 55% nos últimos anos8. Por sua vez, a regra por ação concentrou pouco mais de 30% da despesa executada. Por fim, menos de 15% da despesa deriva da prevalência da UO.

Figura 1. Despesa orçamentária na Cofog por tipo de marcação.

 

 

55%

 

50%

 

% da despesa marcada45%

 

40%

 

35%

 

30%

 

25%

 

20%

 

15%

 

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

Exercício

 

Marcado Ação Marcado NDD Marcado UO

 

 

Fonte: SOF e STN. Elaboração: SOF/FAZENDA/ME.

 

Em resumo, quando se considera o montante das despesas executadas no orçamento, há entre os parâmetros uma hierarquia:

Natureza da despesa detalhada > Ação orçamentária > Unidade orçamentária.

 

 

8 Isto é explicado, em grande medida, pelo fato de despesa vultosas, como benefícios previdenciários, demandarem classificação por NDD, haja vista a impossibilidade de classificação baseada em ação ou UO.


2.      Marcação por NDD

O número de ações marcadas por NDDs é residual, apesar de concentrar o maior volume de gastos. Por exemplo, em 2018, 157 NDDs, de um total de 1.665 analisadas, foram especificamente marcadas para classificar casos não abarcados pela marcação mediante ações e UOs. Conforme exposto na Figura 2, o número de NDDs associadas a alguma subfunção Cofog varia ligeiramente ao longo dos exercícios, embora haja um núcleo duro dessas naturezas sempre marcadas para cada ano.

Figura 2. Total de NDDs marcadas a cada exercício.

 


 

158


158


162


156 157


 


 

141


 

138


145


146


 

 

 

 

2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

 

 

Fonte: SOF e STN. Elaboração: SOF/FAZENDA/ME.

 

Verifica-se que 21 ações (ver relação na Tabela 4) são marcadas majoritariamente pela NDD9. Nesse conjunto, 16 são integralmente10 marcadas por essa regra. As outras cinco (0005 – Sentenças Judiciais Transitadas em Julgado (Precatórios), 00M1 – Benefícios Assistenciais decorrentes do Auxílio-Funeral e Natalidade, 0536 – Benefícios e Pensões Indenizatórias Decorrentes de Legislação Especial e/ou Decisões Especiais, 0625 – Sentenças Judiciais Transitadas em Julgado de Pequeno Valor e 0C01 – Valores Retroativos a Anistiados Políticos) são marcadas pela combinação de regras – NDD e ação ou UO. Essas 21 ações representam cerca de 55% de todo gasto observado na

 

 

 

 

9 Para chegar a esse número calcula-se o percentual de gastos por ação marcados por cada tipo de regra (NDD, ação e UO). São consideradas apenas as ações com execução no período de 2016 a 2018, que as anteriores a esse período não estão ativas no cadastro de ações. Entre as 21 ações, apenas 5 têm menos de 99% da despesa executada por NDD. A ação 00M1, com em média 65% da despesa marcada por NDD; a 0625, com 76%; a 0005, com 79%; a 0C01 com 96%; e a 218K com 98%.

10 Mais de 99% da despesa de cada ano.


Cofog a cada ano. Individualmente a ação 0E81 (Benefícios Previdenciários Urbanos) representa 29% de todo orçamento marcado na Cofog11.

É importante ressaltar a relativa estabilidade da distribuição do gasto entre as subfunções Cofog nas ações marcadas pela regra da NDD ao longo dos anos. A Figura 3 apresenta um diagrama de caixa com a distribuição do percentual dessas despesas em uma determinada subfunção Cofog. Entre 16 ações quase integralmente marcadas por NDD, apresenta-se na Figura 3 apenas as 8 especificadas que têm ao menos duas marcações por subfunção na Cofog12. A distribuição evidenciada no gráfico aponta, sob o ponto de vista da ação orçamentária, estabilidade na classificação por NDD no período de 2010 a 2018. Por exemplo, na ação 009K, 53% do gasto está na função Cofog 7102 e 47% na 7103. Ainda, a ação 0E81, apresenta pequenas variações na marcação da subfunção 7101 e 7102.

Figura 3. Diagrama de caixa das ações marcadas integralmente por NDD com pelo menos duas subfunções COFOG (2010 -2018).

 


 

 

7103

 

 

 

7102


 

 

 

 

 

 

 

 

 

47.5% 50% 52.5%


 

7104

 

 

 

7103


 

 

 

 

 

 

 

 

 

0% 25% 50% 75% 100%


7107

7104

7103

7102

7101

7073


 

 

 

 

 

 

 

 

 

0% 20% 40% 60%


 


 

 

Cofog7103

 

 

 

7102


7107

7104

7103

7102

7101


7107

7104

7103

7102

7101


 

40% 45% 50% 55% 60% 0% 25% 50% 75% 0% 20% 40%

 


7107

7104


7104


7103 7102


7102

7101


 

7101


 

0% 20% 40% 60% 0% 25% 50% 75% 100%

 

Fonte: SOF e STN. Elaboração: SOF/FAZENDA/ME.

 

 

11 Cofog orçamentária marcado sem os ajustes. Nesse sentido, ver seção 8.

12 Os casos em que há apenas uma marcação foram excluídos, pois em todos os anos as despesas das NDDs que marcam a ação estão associadas a apenas uma subfunção Cofog.


No caso das cinco ações cuja marcação por NDD não é integral, mas relevante, a distribuição dos gastos entre as funções Cofog também apresenta relativa estabilidade ao longo dos anos, segundo se pode observar na Figura 4 a seguir. Também, são apresentadas apenas as quatro ações que marcam mais de uma subfunção Cofog. Apenas no caso da ação 0C01 observa-se maior variação: de 58% na função 7107 em 2015 para 64% em 2018.

Figura 4. Diagrama de caixa das ações marcadas parcialmente por NDD com pelo menos duas subfunções COFOG (2010 – 2018).

 

 


 

7109


7105

 

7104


7103 7103


 

 

7102


7102

 

7101


 

Cofog0% 20% 40% 60% 0% 20% 40% 60%

 

 


7109


7107


 

7103

 


 

7102


7103


 

0% 20% 40% 60% 40% 50% 60%

 

 

Fonte: SOF e STN. Elaboração: SOF/FAZENDA/ME.

 

Diante dessa estabilidade temporal da marcação por NDD das 21 ações acima elencadas, a estimativa dos gastos apresentada para o PLOA 2020 é realizada de acordo com a média de gastos classificados nos últimos três anos marcados na Cofog (2016 a 2018). Essa solução permite superar a incapacidade de observar o lançamento contábil usualmente utilizado na marcação da Cofog.

 

 

3.      Classificação por Unidade Orçamentária

Da mesma forma que com as NDDs, a marcação por unidade orçamentária é residual: desde 2010, em apenas 69 ações, de um conjunto de 5.445 analisadas no período 2010-2018, há prevalência da marcação por UO. Ou seja, pouco mais de 1% é


marcado por UO. Em regra, a marcação por UO não compete com a marcação por NDD, à exceção da marcação das ações 0625 e 0005, que têm, respectivamente, 24% e 20% das suas despesas categorizadas por UO e o restante por NDD. No entanto, conforme delineado na seção anterior, como essas ações têm grande parte dos seus gastos marcados por NDD, a estimativa da distribuição das despesas entre as subfunções seguirá a média de gastos classificados nos últimos três anos marcados na Cofog (2016 a 2018).

Nos outros casos, a marcação da Cofog seguirá a regra geral: nas ações padronizadas da União, prevalece a marcação por Unidade Orçamentária. Vale salientar que, com a alteração da estrutura ministerial ocorrida em 2019, houve a reclassificação da Cofog para as novas unidades orçamentárias.

 

 

4.      Marcação por ação

Seguindo a regra geral, parcela expressiva das despesas do PLOA 2020 é marcada pela classificação usual das ações. Nesses termos, as novas ações criadas para o exercício de 2020 foram classificadas de acordo com a metodologia da GFSM (Government Finance Statistics Manual) 2014.

 

 

5.      Modalidade de Aplicação

Uma regra de classificação subsidiária é utilizada na marcação de despesas da educação função 709 da Cofog. Essa regra combina algumas Modalidade de Aplicação a algumas ações (0515, 0E36, 20RP, 0E01 e 00FA) de modo a especificar o nível de ensino utilizado13. Dada a atuação prioritária dos municípios no ensino infantil e dos estados no ensino médio (Art. 211 da Constituição Federal de 1988), optou-se por classificar as transferências aos municípios (modalidade de aplicação 40) como “7091 – Educação infantil e ensino fundamental I” e as transferências aos estados (modalidade de aplicação 30) como “7092 – Ensino fundamental II e médio”.

 

 

 

13 Na seção 7, discute-se a distribuição específica para os gastos da ação 0C33 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB).


6.      O caso da ação 212B - Benefícios Obrigatórios aos Servidores Civis, Empregados, Militares e seus Dependentes

A partir do exercício de 2019, foram agregadas algumas ações de despesas com benefícios a servidores. Dessa forma, as ações 2010 - Assistência Pré-Escolar aos Dependentes dos Servidores Civis, Empregados e Militares, 2011 - Auxílio-Transporte aos Servidores Civis, Empregados e Militares, 2012 - Auxílio-Alimentação aos Servidores Civis, Empregados e Militares, 00M1 - Benefícios Assistenciais Decorrentes do Auxílio- Funeral e Natalidade, 213Z - Auxílio-Fardamento aos Militares da Ativa Pecúnia e 00PO

- Auxílio-Familiar e Indenização de Representação no Exterior – IREX, passaram a compor planos orçamentários – PO’s de uma única ação orçamentária, a 212B - Benefícios Obrigatórios aos Servidores Civis, Empregados, Militares e seus Dependentes.

Como não estão disponíveis informações sobre as NDDs, a classificação funcional Cofog da 212B no PLOA 2020 seguirá a regra de marcação por Plano Orçamentário, herdando a classificação já realizada na marcação da Cofog nos exercícios anteriores.

Quadro 1. Marcação COFOG da Ação 212B

 

Ação

Descrição

Marcação

COFOG

O que prevalece?

2010

ASSISTENCIA PRE-ESCOLAR AOS DEPENDENTES DOS

SERVIDORES CIVIS

Sem

marcação

Prevalece UO

2011

AUXILIO-TRANSPORTE AOS SERVIDORES CIVIS,

EMPREGADOS E MILITARES

Sem

marcação

Prevalece UO

2012

AUXILIO-ALIMENTACAO AOS SERVIDORES CIVIS,

EMPREGADOS E MILITARES

Sem

marcação

Prevalece UO

00M1

BENEFICIOS ASSISTENCIAIS DECORRENTES DO AUXILIO-

FUNERAL E NATALIDADE

7103

Prevalece Plano

Orçamentário

213Z

AUXILIO-FARDAMENTO AOS MILITARES DA ATIVA -

PECUNIA

7021

Prevalece Plano

Orçamentário

00PO

AUXILIO-FAMILIAR E INDENIZACAO DE

REPRESENTACAO NO EXTERIOR

Sem

marcação

Prevalece UO

2004

ASSISTENCIA MEDICA E ODONTOLOGICA AOS

SERVIDORES CIVIS, EMPR

Sem

marcação

Prevalece UO

Fonte e elaboração: SOF/FAZENDA/ME.


7.      Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF)

A distribuição dos valores da ação 0C33 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação

FUNDEB) na Cofog tem sido estável nos últimos 3 exercícios14: 60% dos valores são classificados na subfunção 7091 (Educação infantil e ensino fundamental), de responsabilidade dos entes municipais, e 40% estão alocados na subfunção 7092 (Ensino fundamental II e médio) cuja competência é dos Estados. Dessa forma, a estimativa Cofog da ação 0C33 no PLOA 2020 seguirá os percentuais distribuídos em cada Cofog observados nos últimos exercícios.

No caso da UO 73901 (Fundo Constitucional do Distrito Federal – FCDF), a marcação dos gastos na Cofog segue apenas a lógica do Plano Orçamentário (PO) nas ações específicas15. Nesse caso, a classificação captura um amplo leque de despesas: a manutenção da polícia militar, do corpo de bombeiros, com serviços de saúde e de educação, que são financiados pela União. Como as despesas têm sido corretamente especificadas por PO, é possível observar a previsão de gastos no PLOA 2020.

8.      Ajustes de apuração em conformidade com o GFSM 2014

Na classificação feita anualmente entre a SOF e a STN, são realizados ajustes no valor final da Cofog para compatibilizá-la com o valor da despesa apurado de acordo com o GFSM 2014. Entre os ajustes, destacam‐se as contribuições sociais imputadas, juros da dívida pública, o valor líquido de alienação de ativos não financeiros e as despesas com o Financiamento Estudantil (FIES). No entanto, como a classificação estimada tem por base o PLOA, que representa o Governo Central Orçamentário, esses ajustes não são computados.

 

 

 

14 Até 2016, os gastos observados na ação 0C33 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB) eram marcados por meio da regra por modalidade de aplicação acima especificada. Entretanto, a partir de 2017, essa ação deixou de especificar no orçamento a distribuição dos gastos para os municípios (modalidade de aplicação 40).

15As seis ações são: 00NR, 00NT, 00FM, 0312, 09HB, 218Z.


9.      O que não é marcado na Cofog

Outra preocupação metodológica para a marcação do PLOA 2020 segundo a Cofog refere-se a qual percentual do orçamento não faz parte dessa classificação. Como regra, a Cofog classifica um conjunto NDDs que estão de acordo com as regras das Estatísticas de Finanças Públicas (EFP)16. Em média, 45% da despesa orçamentária não é classificada na Cofog ao longo dos anos. Nesses termos, para estimar a Cofog do PLOA é importante determinar quais ações usualmente não são marcadas.

Diante da impossibilidade de identificar o que está fora por meio da NDD, optou- se por utilizar no nível da ação aquelas que estariam usualmente fora da Cofog. A cada ano, dos valores não classificados, 99% são concentrados em pouco mais de 20 ações que estão integralmente fora da Cofog orçamentária. Entre essas ações, três concentram aproximadamente 90% do valor excluído (0455 - Serviços da Dívida Pública Federal Interna, 0365 - Refinanciamento da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna, 0669 - Cobertura do Resultado Negativo Apurado no Banco Central do Brasil - Lei Complementar nº 101, de 2000)17.

Tendo em vista essa concentração de gastos em algumas ações, optou-se por não considerar na Cofog as ações que têm ao longo de 2010 a 2018 mais de 95% dos seus gastos não classificados (ver Tabela 5).

Também não são analisadas na Cofog Orçamentária18 as despesas do Banco Central (UO 25201), que, dadas suas características, compõem o subsetor de corporações públicas financeiras.

 

 

 

 

 

 

 

 

16 Estatísticas de finanças públicas (EFP) é um conjunto de conceitos e princípios desenvolvidos pelo FMI com o objetivo de proporcionar um arcabouço conceitual que facilite a análise da política fiscal e possibilite quantificar as ações do governo. As EFP são uma representação econômica da atividade financeira do governo.

17 Os valores despendidos com juros são estimados pelo IBGE com base nas informações do Banco Central do Brasil, Demonstrativos Contábeis do FGTS e Fundo remanescente do PIS/PASEP. Por isso, os valores dessas ações não são considerados no computo da Cofog.

18 A Cofog Orçamentária desconsidera o valor dos ajustes.


10.  PLOA 2020 marcado pela Cofog

Tabela 2. Estimativa da Classificação Cofog (Classification of Functions of Government, das Nações Unidas) do PLOA 2020 em R$.

 

 

Despesa por função de governo - Governo Central Orçamentário

R$ Milhões

PLOA 2020

7

Despesa total

R$ 1.731.246,22

701

Serviços públicos gerais

R$ 275.811,95

 

7011

Poder executivo, legislativo, assuntos fiscais, financeiros e externos

R$

34.347,83

7012

Ajuda econômica externa

 

 

7013

Serviços gerais

R$

4.060,80

7014

Pesquisa básica

R$

2.025,02

7015

Pesquisa e desenvolvimento de serviços públicos gerais

R$

0,05

7016

Serviços públicos gerais não especificados

R$

9.859,73

7017

Transações da dívida pública1

 

 

7018

Transferências de caráter geral entre diferentes níveis de governo

R$

225.518,52

702

Defesa

R$

47.711,14

7021

Defesa militar

R$

46.266,46

7022

Defesa civil

R$

666,46

7023

Ajuda externa militar

R$

89,43

7024

Pesquisa e desenvolvimento da defesa

R$

551,29

7025

Defesa não especificada

R$

137,50

703

Ordem pública e segurança

R$

70.008,30

7031

Serviços de polícia

R$

31.854,89

7032

Serviços de proteção contra incêndios

R$

1.294,56

7033

Tribunais de justiça

R$

35.933,90

7034

Estabelecimentos prisionais

R$

308,04

7035

Pesquisa e desenvolvimento com a ordem pública e segurança

 

 

7036

Ordem pública e segurança não especificada

R$

616,91

704

Assuntos econômicos

R$

53.371,03

7041

Assuntos econômicos, comerciais e trabalhistas em geral

R$

9.650,58

7042

Agricultura, silvicultura, pesca e caça

R$

18.324,14

7043

Combustíveis e energia

R$

3.373,67

7044

Mineração, indústria e construção

R$

714,65

7045

Transportes

R$

13.773,96

7046

Comunicações

R$

1.204,52

7047

Outros setores

R$

800,46

7048

Pesquisa e desenvolvimento de assuntos econômicos

R$

5.497,42

7049

Outros assuntos econômicos

R$

31,64

705

Proteção ambiental

R$

3.064,85

7051

Gestão de resíduos

R$

28,15

7052

Gestão de águas residuais

R$

1.285,63

7053

Redução da poluição

R$

24,74

7054

Proteção da biodiversidade e da paisagem

R$

1.496,00

7055

Pesquisa e desenvolvimento da proteção ambiental

R$

58,29

7056

Proteção ambiental não especificada

R$

172,04

706

Habitação e serviços comunitários

R$ 3.214,38


Despesa por função de governo - Governo Central OrçamentárioR$ MilhõesPLOA 2020

 

7061

Desenvolvimento habitacional

R$

1.019,00

7062

Desenvolvimento comunitário

R$

195,80

7063

Abastecimento de água

R$

1.999,53

7064

Iluminação pública

 

 

7065

Pesquisa e desenvolvimento com habitação e serv. comunitários

R$

0,05

7066

Habitação e serviços comunitários não especificados

 

 

707

Saúde

R$

128.505,13

7071

Produtos, instrumentos e equipamentos médicos

R$

19.486,02

7072

Serviços ambulatoriais

R$

23.139,50

7073

Serviços hospitalares

R$

65.488,74

7074

Serviços de saúde pública

R$

5.515,04

7075

Pesquisa e desenvolvimento com a saúde

R$

1.993,17

7076

Saúde não especificada

R$

12.882,65

708

Lazer, cultura e religião

R$

2.206,27

7081

Serviços recreativos e desportivos

R$

228,24

7082

Serviços culturais

R$

1.265,22

7083

Serviços de rádio e tele difusão e de publicação

R$

695,90

7084

Serviços religiosos e outros serviços comunitários

 

 

7085

Pesquisa e desenvolvimento do lazer, cultura e religião

 

 

7086

Lazer, cultura e religião não especificados

R$

16,91

709

Educação

R$

142.138,69

7091

Educação infantil e ensino fundamental

R$

50.968,04

7092

Ensino fundamental II e médio

R$

24.525,29

7093

Ensino pós-secundário e não superior

 

 

7094

Ensino superior

R$

48.265,86

7095

Ensino não classificável por nível

R$

100,64

7096

Serviços auxiliares da educação

R$

4.879,69

7097

Pesquisa e desenvolvimento com a educação

 

 

7098

Educação não especificada

R$

13.399,17

710

Proteção social

R$

1.005.214,47

7101

Doença e invalidez

R$

146.038,41

7102

Terceira idade

R$

508.576,93

7103

Sobreviventes

R$

205.392,47

7104

Família e filhos

R$

33.526,43

7105

Desemprego

R$

40.710,11

7106

Habitação

R$

2.711,25

7107

Exclusão social não especificada

R$

23.072,73

7108

Pesquisa e desenvolvimento de proteção social

R$

6,00

7109

Proteção social não especificada

R$

45.180,13

Fonte e elaboração: SOF/FAZENDA/ME

Nota: 1. No computo da Cofog, o valor das transações da dívida pública é apresentado como ajuste orçamentário, ou seja, por fora da Cofog orçamentária. Os valores apresentados são computados pelo IBGE e são derivados do Banco Central do Brasil, dos Demonstrativos Contábeis do FGTS e do Fundo remanescente do PIS/PASEP.


Tabela 3. Estimativa da Classificação Cofog (Classification of Functions of Government, das Nações Unidas) no PLOA 2020 em US$.

 

 

Expenditure by function of government - Budgetary Central Government

$ Millions (US$ 1 = R$ 4,00)

 

 

PLOA 2020

7

EXPENDITURE

$ 432.811,55

701

General public services

$ 68.952,99

7011

Executive and legislative organs, financial and fiscal affairs, external affairs

 

 

$ 8.586,96

7012

Foreign economic aid

 

7013

General services

$ 1.015,20

7014

Basic research

$ 506,26

7015

R & D General public services

$ 0,01

7016

General public services not elsewhere classified

$ 2.464,93

7017

Public debt transactions

 

7018

Transfers of general character between levels of government

$ 56.379,63

702

Defense

$ 11.927,79

7021

Military defense

$ 11.566,62

7022

Civil defense

$ 166,62

7023

Foreign military aid

$ 22,36

7024

R & D Defense

$ 137,82

7025

Defense not elsewhere classified

$ 34,38

703

Public order and safety

$ 17.502,08

7031

Police services

$ 7.963,72

7032

Fire protection services

$ 323,64

7033

Law courts

$ 8.983,48

7034

Prisons

$ 77,01

7035

R & D Public order and safety

 

7036

Public order and safety not elsewhere classified

$ 154,23

704

Economic affairs

$ 13.342,76

7041

General economic, commercial, and labor affairs

$ 2.412,64

7042

Agriculture, forestry, fishing, and hunting

$ 4.581,04

7043

Fuel and energy

$ 843,42

7044

Mining, manufacturing, and construction

$ 178,66

7045

Transport

$ 3.443,49

7046

Communication

$ 301,13

7047

Other industries

$ 200,11

7048

R & D Economic affairs

$ 1.374,35

7049

Economic affairs not elsewhere classified

$ 7,91

705

Environmental protection

$ 766,21

7051

Waste management

$ 7,04

7052

Waste water management

$ 321,41

7053

Pollution abatement

$ 6,18

7054

Protection of biodiversity and landscape

$ 374,00

7055

R & D Environmental protection

$ 14,57

7056

Environmental protection not elsewhere classified

$ 43,01

706

Housing and community amenities

$ 803,59

7061

Housing development

$ 254,75


 

Expenditure by function of government - Budgetary Central Government

$ Millions (US$ 1 = R$ 4,00)

 

 

PLOA 2020

7062

Community development

$ 48,95

7063

Water supply

$ 499,88

7064

Street lighting

 

7065

R & D Housing and community amenities

$ 0,01

7066

Housing and community amenities not elsewhere classified

 

707

Health

$ 32.126,28

7071

Medical products, appliances, and equipment

$ 4.871,51

7072

Outpatient services

$ 5.784,88

7073

Hospital services

$ 16.372,19

7074

Public health services

$ 1.378,76

7075

R & D Health

$ 498,29

7076

Health not elsewhere classified

$ 3.220,66

708

Recreation, culture and religion

$ 551,57

7081

Recreational and sporting services

$ 57,06

7082

Cultural services

$ 316,31

7083

Broadcasting and publishing services

$ 173,98

7084

Religious and other community services

 

7085

R & D Recreation, culture, and religion

 

7086

Recreation, culture, and religion not elsewhere classified

$ 4,23

709

Education

$ 35.534,67

7091

Pre-primary and primary education

$ 12.742,01

7092

Secondary education

$ 6.131,32

7093

Postsecondary nontertiary education

 

7094

Tertiary education

$ 12.066,47

7095

Education not definable by level

$ 25,16

7096

Subsidiary services to education

$ 1.219,92

7097

R & D Education

 

7098

Education not elsewhere classified

$ 3.349,79

710

Social protection

$ 251.303,62

7101

Sickness and disability

$ 36.509,60

7102

Old age

$ 127.144,23

7103

Survivors

$ 51.348,12

7104

Family and children

$ 8.381,61

7105

Unemployment

$ 10.177,53

7106

Housing

$ 677,81

7107

Social exclusion not elsewhere classified

$ 5.768,18

7108

R & D Social protection

$ 1,50

7109

Social protection not elsewhere classified

$ 11.295,03

Fonte e elaboração: SOF/FAZENDA/ME


11.  Relação das ações orçamentárias marcadas por NDD

Tabela 4. Ações com marcação da Cofog estimada por NDD pela execução média dos anos anteriores.

 

 

Ação Orçamentária

1

009W - Compensação Previdenciária

2

0005 - Sentenças Judiciais Transitadas em Julgado (Precatórios)

3

009K - Complementação de Aposentadorias e Pensões da Extinta RFFSA

4

00H4 - Seguro Desemprego

5

00H5 - Benefícios de Prestação Continuada (BPC) à Pessoa Idosa e da Renda Mensal Vitalícia (RMV) por Idade

6

00IN - Benefícios de Prestação Continuada (BPC) à Pessoa com Deficiência e da Renda Mensal Vitalícia (RMV) por Invalidez

7

00NY - Transferência de Recursos para a Conta de Desenvolvimento Energético (Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002)

8

00QD - Pensões Militares dos Ex-Territórios e do Antigo Estado da Guanabara

9

00QG - Anistiados Políticos - Retroativos Concedidos por Decisões Judiciais

10

0179 - Pensões Militares das Forças Armadas

11

0181 - Aposentadorias e Pensões Civis da União

12

0397 - Aposentadorias e Pensões do Extinto Instituto de Previdência dos Congressistas - IPC

13

0536 - Benefícios e Pensões Indenizatórias Decorrentes de Legislação Especial e/ou Decisões Judiciais

14

0581 - Abono Salarial

15

0625 - Sentenças Judiciais Transitadas em Julgado de Pequeno Valor

16

0739 - Indenização a Anistiados Políticos em Prestação Única ou em Prestação Mensal, Permanente e Continuada, nos

termos da Lei nº 10.559, de 2002

17

0C01 - Valores Retroativos a Anistiados Políticos nos termos da Lei nº 11.354, de 19/10/2006

18

0E81 - Benefícios Previdenciários Urbanos

19

0E82 - Benefícios Previdenciários Rurais

20

214H - Inativos Militares das Forças Armadas

21

218K - Inativos Militares dos Ex-Territórios e do Antigo Estado da Guanabara

Fonte e elaboração: SOF/FAZENDA/ME


 

 

12.  Relação das ações orçamentárias excluídas da Cofog Central Orçamentária

 

 

Importante salientar que, embora parte desses valores não sejam considerados na Cofog do Governo Central Orçamentário, nos ajustes realizados após a execução essas despesas voltam a ser analisadas. Entretanto, gastos como o Refinanciamento da Dívida Pública Federal são totalmente excluídos, assim como as transações com ativos e passivos financeiros, como os empréstimos realizados pelo governo.

 

 

Tabela 5. Ações do PLOA 2020 não classificadas Cofog orçamentária.

 

 

Ação Orçamentária

Valor PLOA (milhões de

R$)

0365 - Refinanciamento da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna

861.418

0455 - Serviços da Dívida Pública Federal Interna

638.817

00RT - Recursos para Programações em Despesas de Capital

75.949

0Z00 - Reserva de Contingência - Financeira

34.885

0669 - Cobertura do Resultado Negativo Apurado no Banco Central do Brasil (Lei Complementar nº 101, de

2000)

30.400

0425 - Serviços da Dívida Pública Federal Externa

27.271

0Z01 - Reserva de Contingência Fiscal - Primária

27.034

0243 - Refinanciamento da Dívida Pública Mobiliária Federal Externa

20.288

0158 - Financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico a Cargo do BNDES

19.731

00Q3 - Assunção e Novação de Dívidas do Fundo de Compensação das Variações Salariais - FCVS

15.857

00JJ - Promoção de Investimentos no Brasil e no Exterior: Fundo Social - FS

10.335

00LI - Compensação ao Fundo do Regime Geral de Previdência Social - FRGPS (Lei nº 12.546, de 2011)

10.269

00IG - Concessão de Financiamento Estudantil - FIES (Lei nº 10.260, de 2001)

8.861

0118 - Financiamentos à Marinha Mercante e à Indústria de Construção e Reparação Naval

6.300

0012 - Financiamentos ao Agronegócio Café (Lei nº 8.427, de 1992)

5.725

00QE - Regularização de Obrigações Contingentes Reconhecidas pela União

5.671

0030 - Financiamento aos Setores Produtivos do Semiárido da Região Nordeste

4.229

0031 - Financiamento aos Setores Produtivos da Região Nordeste

4.229

0029 - Financiamento aos Setores Produtivos da Região Centro-Oeste

2.820

0534 - Financiamento aos Setores Produtivos da Região Norte (FNO)

2.820

0284 - Amortização e Encargos de Financiamento da Dívida Contratual Externa

2.628

0A84 - Financiamento de Operações no âmbito do Programa de Financiamento às Exportações - PROEX (Lei

nº 10.184, de 2001)

2.100

0A37 - Financiamento de Projetos de Desenvolvimento Tecnológico de Empresas (Lei nº 11.540, de 2007)

1.627

Outras

5.440

Total

1.824.704

Fonte e elaboração: SOF/FAZENDA/ME