ANEXO I

FATORES DE AVALIAÇÃO

 

Tabela 1. Peso dos fatores institucionais e individuais de avaliação baseados no cargo ou na função de cada servidor:

Cargo/Função

Peso do fator institucional

Peso do fator individual

Autoavaliação do servidor

(art. 6º)

Avaliação feita pelo avaliador

(art. 2º, inciso III)

Titulares de órgãos diretamente subordinados à Comissão Diretora

40%

0%

0%

Titulares de unidades diretamente subordinadas aos gestores mencionados no item anterior

20%

10%

10%

Demais ocupantes de funções de direção, chefia e assessoramento

10%

10%

20%

Ocupantes de cargo de provimento efetivo

10%

10%

20%

Servidores efetivos e comissionados em exercício nas unidades avaliadoras referidas nas alíneas “a” e “c” do inciso II do art. 2º

0%

10%

30%

 

Tabela 2. Fatores individuais de avaliação:

FATORES DE HABILIDADE

QUALIDADE

Realiza os trabalhos de forma adequada à finalidade a que se destinam e toma as providências necessárias para evitar a reincidência de erros e contribuir para a melhoria contínua. Cumpre as normas e os procedimentos estabelecidos pela legislação e pelo Senado Federal no que se refere à conduta e ao desenvolvimento das atribuições do cargo e do posto de trabalho.

Dispõe-se à colaboração aberta com os demais membros da equipe de trabalho para a consecução dos trabalhos de responsabilidade conjunta da equipe.

PRODUTIVIDADE

Realiza os trabalhos a si atribuídos com tempestividade, na quantidade demandada, sem prejuízo da qualidade, contribuindo para a obtenção dos resultados da unidade.

FATORES DE CONHECIMENTO

DESENVOLVIMENTO

Conhece os métodos, as técnicas e as atitudes imprescindíveis à realização do trabalho que lhe é encomendado.

Investe na aprendizagem contínua para aprimorar seus conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos.

Compartilha conhecimentos que possam ser relevantes para o desenvolvimento de pessoas, o aperfeiçoamento de atividades ou a realização dos objetivos da unidade e da organização, e estimula as equipes subordinadas ou parceiras a fazer o mesmo.

Participa, dentro e fora das atribuições habituais do cargo, das iniciativas de produção e disseminação do conhecimento promovidas pelo Senado Federal, como professor, coordenador, instrutor, tutor ou autor de conteúdos.

COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO

Compartilha conhecimentos que possam ser relevantes para o desenvolvimento de pessoas, o aperfeiçoamento de atividades ou a realização dos objetivos da unidade e da organização, e estimula as equipes subordinadas ou parceiras a fazer o mesmo.

Participa, dentro e fora das atribuições habituais do cargo, das iniciativas de produção e disseminação do conhecimento promovidas pelo Senado Federal, como professor, coordenador, instrutor, tutor ou autor de conteúdos.

FATORES DE ATITUDE

INOVAÇÃO

Desenvolve, propõe e conduz a implantação de produtos e métodos inovadores que contribuam para a melhoria do desempenho da unidade e da organização.

INICIATIVA

Desenvolve e propõe soluções consistentes para problemas enfrentados em situações de trabalho.

Antecipa as solicitações da chefia na solução de problemas e adota comportamentos proativos que vão além de suas atribuições diretas e que contribuem para o desempenho da unidade.

FOCO NO CLIENTE

Identifica e atende as necessidades e expectativas dos clientes de sua unidade e processos de trabalho, orientando sua atuação para otimizar esse atendimento.

Avalia sistematicamente a satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços oferecidos, reorientando suas práticas e atividades em função dessa avaliação.

FATORES GERENCIAIS

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES

Administra conflitos na equipe de trabalho, de modo a facilitar a obtenção de solução satisfatória para todas as partes envolvidas.

Auxilia os componentes da equipe na identificação dos pontos fortes e fracos de sua atuação e incentiva-os a aprimorar suas competências.

Fornece aos subordinados e aos pares informações objetivas que contribuam para a melhoria de seu desempenho, de maneira tempestiva, franca e construtiva.

Reconhece, celebra e divulga na unidade os resultados obtidos e as contribuições relevantes dos colaboradores.

GESTÃO DE CLIENTES E RESULTADOS

Planeja e organiza processos de trabalho que facilitem a realização dos objetivos da unidade e da equipe, estabelecendo prioridades consistentes com as necessidades principais dos clientes e a disponibilidade dos recursos.

Adota tempestivamente e de forma conclusiva as decisões de sua alçada.

Identifica e atende as necessidades e expectativas dos clientes de sua equipe, orientando sua atuação e suas decisões para otimizar esse atendimento.

Avalia sistematicamente a satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços oferecidos, reorientando suas práticas e atividades em função dessa avaliação.

 

ANEXO II

CONCEITOS RELATIVOS AOS FATORES DE AVALIAÇÃO

 

Tabela 1. Conceito de pontuação dos fatores individuais e avaliação:

ATENDIMENTO
AO FATOR DE AVALIAÇÃO

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO
NO FATOR

SUPERA

O desempenho do servidor superou de forma significativa o esperado para o fator de avaliação.

125

ATENDE

O desempenho do servidor alcançou plenamente o esperado para o fator de avaliação.

100

ATENDE COM RESSALVAS

O desempenho do servidor alcançou parcialmente o esperado para o fator de avaliação, mas com a necessidade de ajustes ou melhorias pontuais.

75

ATENDE COM DIFICULDADE

O desempenho do servidor alcançou parcialmente o esperado para o fator de avaliação, mas com a necessidade de melhorias significativas.

50

NÃO ATENDE

O desempenho do servidor não atendeu o esperado para o fator de avaliação.

0