Brasão

Senado Federal

Secretaria-Geral da Mesa

Secretaria de Informação Legislativa

</span></p><p class="Epgrafe" style="margin-bottom:24pt; text-indent:0pt; line-height:normal; font-size:1.2em"><span style="-aw-import:ignore"> </span></p><p class="Epgrafe" style="margin-top:24pt; text-indent:0pt; line-height:normal; font-size:1.2em"><span>MEDIDA provisória Nº 2.146</span><span>‑</span><span>1, DE 4 DE MAIO DE 2001</span></p><p class="Ementa" style="margin-top:12pt"><span style="font-size:1.2em; -aw-import:ignore"> </span></p><p class="Ementa" style="margin-top:12pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Cria as Agências de Desenvolvimento da Amazônia a do Nordeste, extingue a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> SUDAM e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">SUDENE</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> a de outras providências.</span></p><p class="Prembulo" style="margin-top:12pt; margin-bottom:18pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">O PRESIDENTE DA REPUBLICA</span><span style="font-size:1.2em">, no uso da</span><span style="font-size:1.2em; -aw-import:spaces">  </span><span style="font-size:1.2em">atribuição lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida provisória com força de lei:</span></p><p class="Captulonum" style="margin-top:18pt; margin-bottom:18pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em; -aw-import:ignore"> </span></p><p class="Captulonum" style="margin-top:18pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">CAPÍTULO I</span></p><p class="Captulonome" style="margin-top:6pt; margin-bottom:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Do Desenvolvimento da Amazönia</span></p><p class="Seonum" style="margin-top:12pt; margin-bottom:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em; -aw-import:ignore"> </span></p><p class="Seonum" style="margin-top:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">sEÇ</span><span style="font-size:1.2em">ÃO</span><span> I</span></p><p class="Seonome" style="margin-top:6pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Do Plano de Desenvolvimento da Amazônia</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold; -aw-import:ignore"> </span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 1º O Plano de Desenvolvimento da Amazônia será plurianual </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> e obedecerá as diretrizes gerais da política de Desenvolvimento regional.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; margin-bottom:12pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 2º O Plano de Desenvolvimento da Amazônia abrange os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia Roraima, Tocantins e a parcela do Estado do Maranhão que se situa a Oeste do Meridiano 44º </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> de Longitude Oeste.</span></p><p class="Seonum" style="margin-top:12pt; margin-bottom:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em; -aw-import:ignore"> </span></p><p class="Seonum" style="margin-top:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Seção</span><span> II</span></p><p class="Seonome" style="margin-top:6pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="-aw-import:ignore"> </span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 3º Fica criado o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia</span><span style="font-size:1.2em; -aw-import:spaces">  </span><span style="font-size:1.2em">de natureza contábil, a ser gerido pela Agência de Desenvolvimento da Amazônia </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> ADA, com a finalidade de assegurar recursos para a realização de investimentos na Amazônia nos termos desta Medida provisória</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. O Poder Executivo disporá sobre a aplicação dos recursos, observado que a aplicação de parcela equivalente a dez per cento dos recursos de que tratam os §§ 2º a 3º do art. 4º ficará condicionada a contrapartida, de igual montante, de Estados e Municípios.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 4º Constituem recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> dotações orçamentáris a conta de recursos do Tesouro Nacional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">. eventuais resultados de aplicações financeiras dos seus recursos;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> produto da alienação de valores mobiliários e dividendos de ações a ele vinculados; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> outros recursos previstos em lei.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 1º No exercício de 2001, a alocação dos recursos de que trata o inciso I do </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">caput será </span><span style="font-size:1.2em">de R$ 308.000.000,00 (trezentos a oito milhões de, reais).</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 2º No exercício de 2002, a alocação dos recursos de que trata o inciso I do </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">caput </span><span style="font-size:1.2em">será de R$ 440.000.000,00 (quatrocentos e quarenta milhões de reais).</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 3º A partir de 2003 a ate o exercício de 2013, a alocação anual de recursos do Tesouro Nacional para o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia será equivalente ao valor da dotação referida no § 2º, atualizado pela variação acumulada da receita corrente líquida da União, na forma do regulamento.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 4º As disponibilidades financeiras do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia ficarão depositadas na Conta Única do Tesouro .Nacional.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 5º São dedutíveis do reprise dos recursos de que trata o inciso I do </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">caput </span><span style="font-size:1.2em">do art. 4º, as parcelas equivalentes as opções de incentive fiscal, relativas ao Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, exercidas pelas empresas, bem come quaisquer comprometimentos de recursos decorrentes de opções de incentivos fiscais no âmbito do Fundo de Investimentos da Amazônia </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> FINAM.</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span>Parágrafo único. Observado o disposto no </span><span style="font-weight:bold">caput, </span><span>os recursos financeiros de que tratam os §§ 2º a 3º do art. 4º serão repassados integralmente ao Fundo de Desenvolvimento da Amazônia na forma de duodécimos mensais.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 6º O Fundo de Desenvolvimento da Amazônia </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> terá como agentes operadores o Banco da Amazônia S.A. a outras instituições financeiras oficiais federais a serem definidas em ate do Poder Executivo, que terão dentre outras, as seguintes competências:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> fiscalizar a atestar a regularidade dos projetos sob sua condução; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II - propor a liberação de recursos financeiros para os projetos autorizados pela ADA. </span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. O Poder Executivo disporá sobre a remuneração do agente operador.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 7º A participação do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia nos projetos de investimento será limitada a um percentual do valor das inversões totais previstas para a implantação de projeto, conforme dispuser o regulamento.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; margin-bottom:12pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. A participação referida no </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">caput </span><span style="font-size:1.2em">será representada, por debêntures conversíveis em ações, cujo exercício pela ADA fica limitado a cinqüenta por cento da participação.</span></p><p class="Seonum" style="margin-top:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Seção III</span></p><p class="Seonome" style="margin-top:6pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Do Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento da Amazônia</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 8º O Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia passa a denominar</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">se Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento da Amazônia a integrará a estrutura do Ministério da Integração Nacional.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 9º Ao Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento da Amazônia compete:</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span>I </span><span>‑</span><span> aprovar o Plano de Desenvolvimento da Amazônia e o Plano de Financiamento Plurianual;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> estabelecer diretrizes a prioridades para o financiamento do desenvolvimento regional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> supervisionar a execução do Plano de Desenvolvimento da Amazônia e o cumprimento das diretrizes referidas no inciso II; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> aprovar o contrato de gestão da entidade responsável pela implementação do Plano de Desenvolvimento da Amazônia.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; margin-bottom:12pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 10. O Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento da Amazônia reunir</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">se</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">á ordinariamente, uma vez a cada semestre, e, extraordinariamente, na forma do regulamento.</span></p><p class="Seonum" style="margin-top:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Seção</span><span> IV</span></p><p class="Seonome" style="margin-top:6pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Da Agência de Desenvolvimento da Amazônia</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art. </span><span style="font-size:1.2em">11. Fica criada a Agência de Desenvolvimento da Amazônia </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> ADA, de natureza autárquica, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, com o objetivo de implementar políticas a viabilizar instrumentos de desenvolvimento da Amazônia.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 1º A ADA tem sede a foro na cidade de Belém, Estado do Pará.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 2º A área de atuação da ADA é a definida no art. 2ºdesta Medida Provisória.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 12. A ADA será dirigida em regime de colegiado por uma diretoria composta de um Diretor</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral a três Diretores.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">§ 1º A organização básica a as competências das unidades serão estabelecidas em ato do Poder Executivo.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">§ 2º Integrarão a estrutura da ADA uma Procuradoria-Geral a uma Auditoria</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 13. O Diretor</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral a os demais Diretores serão nomeados pelo Presidente da República, sendo pelo menos um deles escolhido dentre servidores públicos federais.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">§.1º Os Diretores serão nomeados após aprovação pelo Senado Federal, nos termos da alínea "f” do inciso III do art. 52 da Constituição.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">§ 2º O regulamento disporá sobre</span><span style="font-size:1.2em; -aw-import:spaces">  </span><span style="font-size:1.2em">a forma de substituição dos Diretores em seus impedimentos.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 14. Fica impedida de exercer cargo de direção da ADA a pessoa que, nos doze meses anteriores à data de sua indicação, tenha mantido qualquer um dos seguintes vínculos com empresa que tenha projeto a ela submetido ou por ela aprovado:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> participação direta como acionista ou sócio, com interesse superior a cinco por cento do capital social;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> administrador, gerente ou membro de conselho de administração ou fiscal; ou</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> empregado, ainda que com contrato de trabalho suspenso.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 15. São competências da ADA:</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span>I </span><span>‑</span><span> propor a coordenar a implantação do Plano de Desenvolvimento da Amazônia, sob supervisão do Ministério da Integração Nacional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> gerir o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> aprovar projetos a serem executados no âmbito do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia.</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> autorizar contratação a liberar recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia, mediante proposição do agente operador;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">V </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> auditar a avaliar os resultados da aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">VI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> implementar estudos a pesquisas destinados à identificação de potencialidades a vulnerabilidades sócio</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">econômicas e ambientais a propor estratégias a ações compatíveis com o espaço regional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">VII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> fortalecer as estruturas produtivas da região, a partir da mobilização do seu potencial;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">VIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> promover ações voltadas ao desenvolvimento social na região;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">IX </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> estruturar a implementar redes de informações em apoio às atividades produtivas;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">X </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> promover a cooperação técnica, tecnológica a financeira com organismos nacionais ou internacionais, voltada à integração a ao desenvolvimento regional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">XI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> elaborar estudos de viabilidade de projetos de integração a de desenvolvimento regional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">XII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> implementar programas de capacitação gerencial, de formação èqualificação de recursos humanos adequados ao mercado regional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">XIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> realizar estudos de ordenamento a gestão territoriais e avaliar impactos das ações de integração a de desenvolvimento na região, especialmente do ponto de vista ambiental; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">XIV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> verificar a adequabilidade dos projetos à política de desenvolvimento regional.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 16. Compete à Diretoria Colegiada:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> exercer a administração da ADA;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> editar normas sobre matérias de competência da ADA;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> aprovar o regimento interno da ADA;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> cumprir a fazer cumprir as diretrizes a propostas aprovadas pelo Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento da Amazônia;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">V </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> verificar a compatibilidade dos projetos com o Plano de Desenvolvimento da Amazônia a com as diretrizes a prioridades estabelecidas pelo Conselho Deliberativo, para o Desenvolvimento da Amazônia;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">VI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> aprovar a autorizar a contratação de projetos a serem executados com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia;</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span>VII </span><span>‑</span><span> encaminhar a proposta de orçamento da ADA ao Ministério da Integração Nacional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">VIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> encaminhar os relatórios de gestão a os demonstrativos contábeis da ADA aos órgãos competentes;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IX </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> autorizar a divulgação, de relatórios sobre as atividades da ADA; </span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">X </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> decidir pela venda, cessão ou aluguel de bens inegrantes do patrimônio da ADA;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> notificar a aplicar as sanções previstas na legislação; e</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> conhecer a julgar pedidos de reconsideração de decisões de membros da Diretoria.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 1º A Diretoria Colegiada reunir</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">se</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">á com a presença de pelo menos, três Diretores, dentre eles o Diretor</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral, a deliberará por maioria simples de votos.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 2º As decisões relacionadas com as competências institucionais da ADA serão tomadas pela Diretoria Colegiada.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 17. Compete ao Diretor</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral da ADA:</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> exercer a sua representação legal;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> presidir as reuniões da Diretoria Colegiada;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> cumprir a fazer cumprir as decisões dá Diretoria Colegiada;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> decidir, </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">ad referendum </span><span style="font-size:1.2em">da Diretoria Colegiada, as questões de urgência;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">V </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> decidir, em caso de empate, nas deliberações da Diretoria Colegiada;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> nomear a exonerar servidores;</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span>VII </span><span>‑</span><span> prover os cargos em comissão a as funções de confiança;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> admitir empregados a requisitar a demitir empregados a servidores;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IX </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> aprovar editais de licitação a homologar adjudicações;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">X </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> encaminhar ao Ministério da Integração Nacional a proposta de orçamento da ADA;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> autorizar a contratação de serviços de terceiros, na forma da legislação específica;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">.assinar contratos, acordos a convênios, previamente aprovados pela Diretoria Colegiada; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> ordenar despesas a praticar os atos de gestão necessários ao alcance dos objetivos da ADA.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 18. Constituem receitas da ADA:</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span>I </span><span>‑</span><span> dotações orçamentárias consignadas no Orçamento Geral da União;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> transferências do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia, equivalente a dois por cento do valor de cada liberação de recursos, a título de remuneração pela gestão daquele Fundo; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> quaisquer outras receitas não especificadas nos incisos I e II.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 19. A administração da ADA será regida por contrato de gestão, firmado pelo Ministro de Estado da Integração Nacional e pelo Diretor</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral, previamente aprovado pelo Conselho Deliberativo, para o Desenvolvimento da Amazônia.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. O contra to de gestão estabelecerá os parâmetros para a administração interna da ADA, bem assim os indicadores que permitam avaliar, objetivamente, a sua atuação administrativo e o seu desempenho.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; margin-bottom:18pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 20. O descumprimento injustificado do contrato de gestão poderá implicar a exoneração do Diretor </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> Geral, pelo Presidente da República, mediante solicitação , do Ministro de Estado da Integração Nacional.</span></p><p class="Captulonum" style="margin-top:18pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">CAPÍTULO II</span></p><p class="Captulonome" style="margin-top:6pt; margin-bottom:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE</span></p><p class="Seonum" style="margin-top:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Seção I</span></p><p class="Seonome" style="margin-top:6pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Do Plano de Desenvolvimento do Nordeste</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 21. O Plano de Desenvolvimento do Nordeste será plurianual a obedecerá às diretrizes gerais da política de desenvolvimento regional.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; margin-bottom:12pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 22. O Plano de Desenvolvimento do Nordeste abrange os Estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo a as regiões e Municípios do Estado de Minas Gerais de que tratam as Leis nº s 1.348, de 10 de fevereiro de 1951, 6.218, de 7 de julho de 1975, e 9,690; de 15 de julho de 1998.</span></p><p class="Seonum" style="margin-top:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Seção II</span></p><p class="Seonome" style="margin-top:6pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 23. Fica criado o</span><span style="font-size:1.2em; -aw-import:spaces">  </span><span style="font-size:1.2em">Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, de natureza contábil, a ser gerido pela Agência de Desenvolvimento do Nordeste </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> ADENE, com a finalidade de assegurar recursos para a realização de investimentos no Nordeste, nos termos desta Medida Provisória.</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. O Poder Executivo disporá sobre a aplicação dos recursos, observado que:</span><span style="font-size:1.2em; color:#800080"> </span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> no mínimo três por cento serão destinados a projetos localizados no Estado do Espírito Santo; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> a aplicação de parcela equivalente a dez por cento dos recursos de que tratam os §§ 2º e 3º do art. 24 ficará condicionada a contrapartida, de igual montante, de Estados e Municípios.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 24. Constituem recursos do 'Fundo de Desenvolvimento do Nordeste:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> dotações orçamentárias à conta de recursos do Tesouro Nacional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> eventuais resultados de aplicações financeiras dos seus recursos;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> produto da alienação de valores mobiliários e dividendos de ações a ele vinculados; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> outros recursos previstos em lei.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 1º No exercício de 2001, a alocação dos recursos de que trata o inciso I do </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">caput </span><span style="font-size:1.2em">será de R$ 462.000.000,00 (quatrocentos e sessenta e dois milhões de reais).</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 2º No exercício de 2002, a alocação dos recursos de que trata o inciso I do </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">caput </span><span style="font-size:1.2em">será de R$ 660.000.000,00 (seiscentos e sessenta milhões de reais). </span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 3º A partir de 2003 e até o exercício de 2013, a alocação anual de recursos do Tesouro Nacional para o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste será equivalente ao valor da dotação referida no § 2º, atualizado pela variação acumulada da receita corrente líquida da União, na forma do regulamento.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 4º As disponibilidades financeiras do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste ficarão depositadas na Conta única do Tesouro Nacional.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 25. São dedutíveis do repasse dos recursos de que trata o inciso I do </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">caput </span><span style="font-size:1.2em">do art. 24, as parcelas equivalentes às opções de incentivo fiscal, relativas ao Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, exercidas pelas empresas, bem como quaisquer comprometimentos de recursos decorrentes de opções de incentivos fiscais no âmbito do Fundo de Investimentos do Nordeste </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> FINAR.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. Observado o disposto no </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">caput, </span><span style="font-size:1.2em">os recursos financeiros de que tratamos §§ 2º e 3º do art. 24 serão repassados integralmente ao Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, na forma de duodécimos mensais.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 26. O Fundo de .Desenvolvimento do Nordeste terá como agentes operadores o Banco do Nordeste do Brasil S.A.. e outras instituições financeiras oficiais federais, a serem definidas em ato do Poder Executivo, que terão, dentre outras, as seguintes competências:</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span>I </span><span>‑</span><span> fiscalizar e atestar a regularidade dos projetos sob sua condução; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> propor a liberação de recursos financeiros, para os projetos autorizados pela ADENS.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. O Poder Executivo disporá sobre a remuneração do agente operador.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 27. A participação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste nos projetos de investimento será limitada a um percentual do valor das inversões totais previstas para a implantação de. projeto, conforme dispuser o regulamento.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; margin-bottom:12pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. A participação referida no </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">caput </span><span style="font-size:1.2em">será representada por debêntures conversíveis em ações, cujo exercício pela ADENS fica limitado a cinqüenta, por cento da participação.</span></p><p class="Seonum" style="margin-top:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em; text-transform:none">SEÇÃO</span><span> III</span></p><p class="Seonome" style="margin-top:6pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Do Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento do. Nordeste</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 28. O Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste passa a denominar</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">se Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento do Nordeste e integrará a</span><span style="font-size:1.2em; font-style:italic"> </span><span style="font-size:1.2em">estrutura do Ministério da Integração Nacional.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 29. Ao Conselho Deliberativo para </span><span style="font-size:1.2em; font-style:italic">o </span><span style="font-size:1.2em">Desenvolvimento do Nordeste compete:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> aprovar o Plano de Desenvolvimento do Nordeste e o Plano de Financiamento Plurianual;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> estabelecer diretrizes e prioridades para o financiamento do desenvolvimento regional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> supervisionar, a</span><span style="font-size:1.2em; font-style:italic"> </span><span style="font-size:1.2em">execução do Plano de Desenvolvimento do Nordeste é o cumprimento das diretrizes referidas no inciso II; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> aprovar o contrato de gestão da entidade responsável pela implémentação do Plano de Desenvolvimento do Nordeste:</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; margin-bottom:12pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 30. O Conselho Deliberativo para ó Desenvolvimento do Nordeste reunir</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">se</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">á, ordinariamente, uma vez a cada semestre, e, extraordinariamente, na forma do regulamento.</span></p><p class="Seonum" style="margin-top:12pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Seção</span><span> IV</span></p><p class="Seonome" style="margin-top:6pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">Da Agência de Desenvolvimento do Nordeste</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 31. Fica criada a Agência de Desenvolvimento do Nordeste </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> ADENE, de natureza autárquica, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, com o objetivo de implementar políticas e viabilizar instrumentos de desenvolvimento do Nordeste.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 1 º A ADENE tem sede e foro na cidade do Recife, Estado de Pernambuco.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 2º A área de atuação da ADENE é a definida no art. 22 desta Medida Provisória.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 32. A ADENE será dirigida em</span><span style="font-size:1.2em; font-style:italic"> </span><span style="font-size:1.2em">regime de colegiado por uma diretoria composta de um Diretor</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral e três Diretores.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 1º A organização básica e às competências das unidades serão estabelecidas em ato do Poder Executivo.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 2º Integrarão a estrutura da ADENE uma Procuradoria Geral e uma Auditoria</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 33. O Diretor</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral e os demais Diretores serão nomeados pelo Presidente da República, sendo pelo menos um deles. escolhido dentre servidores públicos federais.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 1º Os Diretores serão nomeados após aprovação pelo Senado Federal, nos termos da alínea "f” do inciso III do art. 52 da Constituição.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 2º O regulamento disporá sobre a .forma de substituição dos Diretores em seus impedimentos.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 34 Fica impedida de exercer cargo de direção da ADENE a pessoa que, nos doze meses anteriores à data de sua indicação, tenha mantido qualquer. um dos seguintes vínculos com empresa que tenha projeto a ela, submetido ou por, ela aprovado:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> participação direta como acionista ou sócio, com interesse superior a cinco por cento do capital social;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> administrador, gerente ou membro de conselho de administração ou fiscal; ou</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span>III </span><span>‑</span><span> empregado, ainda que com contrato de trabalho suspenso.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 35. São competências da ADENE:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> propor e coordenar a implantação do Plano de Desenvolvimento do Nordeste, sob supervisão do, Ministério da Integração Nacional;</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span>II - gerir o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> aprovar projetos a serem executados no âmbito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> autorizar contratação e liberar recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, mediante proposição do agente operador;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">V </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> auditar e avaliar os resultados da aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> implementar estudos e pesquisas destinados à identificação de potencialidades e vulnerabilidades sócio</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">econômicas e ambientais e propor estratégias e ações compatíveis com o espaço regional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> fortalecer as estruturas</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">produtivas da região, a partir da mobilização do seu potencial;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> promover ações voltadas ao desenvolvimento social na região;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IX </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> estruturar e implementar redes de informações em apoio às atividades produtivas;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">X </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> promover a cooperação técniica, tecnológica e financeira com organismos nacionais ou internacionais, voltada à integração e ao desenvolvimento regional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> elaborar estudos de viabilidade de projetos de integração e de desenvolvimento regional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> implementar programas de capacitação gerencial, de formação e qualificação de recursos humanos adequados ao mercado regional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> realizar estudos de, ordenamento e gestão territoriais e avaliar impactos das ações de integração e de desenvolvimento na região, especialmente do ponto de vista ambiental; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XIV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> verificar a adequainilidade dos projetos à política de desenvolvimento regional.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 36. Compete à Diretoria Colegiada:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> exercera administração da ADENE;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> editar normas sobre matérias de competência da ADENE;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> aprovar o regimento interno da ADENE;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> cumprir e fazer cumprir as diretrizes e propostas aprovadas pelo Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento do Nordeste;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">V </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> verificar a compatibilidade dos projetos com o Plano de Desenvolvimento do Nordeste e com as diretrizes e prioridades estabelecidas pelo Conselho Deliberativo, para o Desenvolvimento do Nordeste;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> aprovar e autorizar a contratação de prejetos a serem executados com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> encaminhar a proposta de orçamento da ADENE ao Ministério da Integração Nacional;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> encaminhar os relatórios de gestão e os demonstrativos contábeis da ADENE aos órgãos competentes;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IX </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> autorizar a divulgação de relatórios sobre as atividades da ADENE;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">X </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> decidir pela venda, cessão ou aluguel de bens integrantes do patrimônio da ADENE;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> notificar e aplicar as sanções previstas na, legislação; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> conhecer e julgar pedidos de reconsideração de decisões de membros da Diretoria.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 1 º A Diretoria Colegiada reunir</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">se</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">á com a presença de, pelo menos, três Diretores, dentre eles o Diretor</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral, e deliberará por maioria simples de votos.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 2º As decisões relacionadas com as competências institucionais da ADENE serão tomadas pela Diretoria Colegiada.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 37. Compete ao Diretor</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral da ADENE:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> exercer a sua representação legal;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> presidir as reuniões da Diretoria Colegiada;.</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> cumprir e fazer cumprir as decisões da Diretoria Colegiada;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> decidia </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">ad referendum </span><span style="font-size:1.2em">da Diretoria. Colegiada, as questões de urgência;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">V </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> nomear e exonerar servidores;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> prover os cargos em comissão e as funções de confiança;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> decidir, em caso de empate, nas deliberações da Diretoria Colegiada;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> admitir empregados e requisitar e demitir empregados e servidores;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IX </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> aprovar editais de licitação e homologar adjudicações;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">X </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> encaminhar ao Ministério da Integração Nacional a proposta de orçamento da ADENE;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> autorizar a contratação de serviços dê terceiros, na forma da legislação específica; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> assinar contratos, acordos e convênios, ordenar despesas e praticar os atos de gestão necessários ao alcance dos objetivos da ADENE.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 38. Constituem receitas da ADENE:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> dotações orçamentarias consignadas no Orçamento Geral da União;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> transferência do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, equivalente a dois por cento do valor de cada liberação de recursos, a título de remuneração pela gestão daquele Fundo; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> quaisquer outras receitas não especificadas</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">nos incisos I e II.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 39. A administração da ADENE será regida por contrato de gestão, firmado pelo Ministro de Estado da Integração Nacional e pelo Diretor-Geral, previamente aprovado pelo Conselho Deliberativo para o Desenvolvimento do Nordeste.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. O contrato de gestão estabelecerá os</span><span style="font-size:1.2em; font-style:italic"> </span><span style="font-size:1.2em">parâmetros para a administração interna da ADENE, bem assim os indicadores que permitam avaliar, objetivamente; a sua atuação administrativa e o seu desempenho.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 40. O descumprimento injustificado do contrato de gestão poderá implicar, a exoneração do Diretor</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral, pelo Presidente da República, mediante solicitação do Ministro de Estado da Integração Nacional.</span></p><p style="margin-top:6pt; margin-bottom:18pt"><span style="-aw-import:ignore"> </span></p><p class="Captulonum" style="margin-top:18pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">CAPÍTULO III</span></p><p class="Captulonome" style="margin-top:6pt; text-indent:0pt"><span style="font-size:1.2em">DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E. TRANSITÓRIAS</span></p><p style="margin-top:6pt"><span style="-aw-import:ignore"> </span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 41. Ficam extintas a Superintendência Desenvolvimento da Amazônia </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> SUDAM e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> SUDENE.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 1º Observado o disposto nos art. 9º, 15, 29 e 35, as competências atribuídas pela legislação à SUDAM e à SUDENE e aos seus respectivos Conselhos Deliberativos ficam transferidas para a União. </span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 2º A União sucederá á SUDAM e a SUDENE nos seus direitos e obrigações.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 3º Ficam transferidas para a União, por intermédio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a responsabilidade pela administração e pagamento de inativos e pensionistas da SUDAM e da SUDENE.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 4º Os quadros de servidores, os cargos em comissão e as funções gratificadas da SUDAM e da SUDENE ficam transferidos para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 5º Compete ao Ministério da Integração Nacional:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> a análise, a aprovação e as demais providências relativas àprestação de contas decorrentes dos convênios ou instrumentos similares firmados pela SUDAM e pela SUDENE;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> a administração dos projetos em andamento na SUDAM e na SUDENE, relacionados com os respectivos Fundos de Investimento;</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span>III </span><span>‑</span><span> o inventário e a administração dos bens e direitos da SUDAM e da SUDENE; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> o exercício das demais atribuições legais da SUDAM, da SUDENE e dos respectivos Conselhos Deliberativos.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 42. A instalação da ADA e da ADENE e o início do exercício de suas competências dar</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">se</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">ão a partir da publicação das respectivas estruturas regimentais em atos do Presidente da República.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. Enquanto não instaladas a ADA e a ADENE, a União exercerá as competências estabelecidas nos arts. 15 e 35 desta Medida Provisória.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 43. A ADA e a ADENE poderão requisitar, com ônus, servidores e empregados de órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Federal.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. Durante os primeiros vinte e quatro meses subseqüentes à sua instalação, a ADA e a ADENE poderão complementar a remuneração do servidor ou empregado público requisitado, até o limite da remuneração do cargo efetivo ou emprego permanente ocupado no órgão ou na entidade de origem, quando a requisição implicar redução dessa remuneração.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 44. A Advocacia</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Geral da União representará a ADA e a ADENE nos processos judiciais em que estas forem parte ou .interessada, até a implantação de suas respectivas Procuradorias</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Gerais.</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-weight:bold">Art.</span><span> 45. O Ministério da Integração Nacional e a Advocacia</span><span>‑</span><span>Geral da União promoverão, no prazo máximo de cento e vinte dias, levantamento dos processos judiciais em curso, em que a SUDAM e a SUDENE figurem como parte.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 46. Fica o Poder Executivo autorizado a remanejar, transpor, transferir ou utilizar as dotações orçamentárias aprovadas na Lei nº 10.171, de 5 de, janeiro de 2001, consignadas à SUDAM e à SUDENE, relativas à despesa referida no § 3º do art. 41 desta Medida Provisória, bem como àquelas relativas ao pagamento de benefícios aos servidores e encargos sociais correspondentes, para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mantida a mesma classificação orçamentária, expressa por categoria de programação em seu menor nível, observado o disposto no § 2º do art. 3º da Lei nº 9.995, de 25 de julho de 2000, assim como o respectivo detalhamento por esfera orçamentaria, grupos de despesa, fontes de recursos, modalidades de aplicação e identificadores de uso.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 47. Fica o Poder Executivo autorizado a remanejar, transpor, transferir ou utilizar as dotações orçamentárias aprovadas na Lei nº 10.171, de 2001, consignadas à SUDAM e à SUDENE, para o Ministério da Integração Nacional, para a ADA e para a ADENE, mantida a mesma classificação orçamentária, expressa por categoria de programação em seu menor nível, observado o disposto no § 2º do art. 3º da Lei nº 9.995, de 2000, assim como o respectivo detaIhamento por esfera orçamentária, grupos de despesa, fontes de recursos, modalidades de aplicação e identificadores de uso.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 48. Enquanto não dispuser de qualificação técnica para análise de viabilidade econômico</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">financeira de projetos e avaliação de risco dos tomadores, a ADA e a ADENE firmarão convênio ou contrato com entidades federais detentoras de reconhecida experiência naquelas matérias.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">Parágrafo único. Ato do Chefe do Poder Executivo reconhecerá, por proposta do Ministro de Estado da Integração Nacional, a qualificação das Agências para o exercício da competência a que se </span><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">refere o caput.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 49. Os beneficiários de projetos aprovados e em implantação desde que atendidas as condições específicas de cada Fundo ou linha de financiamento, poderão optar pela sistemática:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> de investimento do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> de financiamento dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte e do Nordeste, observadas as áreas de atuação estabelecidas nos incisos I e lI do art. 5º da Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989; ou</span></p><p style="margin-top:6pt; text-align:left"><span>III </span><span>‑</span><span>.outras linhas de financiamento a cargo de instituições financeiras federais.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 1º As programações orçamentárias anuais dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte e do Nordeste contemplarão dotações destinadas ao atendimento da opção prevista no inciso II deste artigo.</span></p><p class="Pargrafo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">§ 2º O disposto neste artigo aplica</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">se aos projetos aprovados e em implantação no âmbito do Fundo de Recuperação Econômica do Estado do Espírito Santo </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> FUNRES.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 50. Ficam convalidados os atos praticados com base na Medida Provisória nº 2.145, de 2 de maio de 2001.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 51. Ficam revogados:</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">I </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> o art. 34 da Lei nº 3.995, de 14 de dezembro de 1961;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">II </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> os arts. 19 a 23 da Lei nº 4.239, de 27 de junho de 1963;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">III </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> os arts. 17 a 24 da Lei nº 4.869, de 1º de dezembro de 1965;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> a alínea "b" e os §§ 1º a 15 do art. 7º da Lei nº 5,174, de 27 de outubro de 1966;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">V </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> os arts. 38 a 43 da Lei nº 5.508, de 11 de outubro de 1968;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> os §§1º a 7º do art.1º, os arts. 2º, 4º, 5º, 15 e 16 do Decreto</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Lei nº 756, de 11 de agosto de 1969;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> os arts. 4º , 5º e 6º do Decreto</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Lei nº 880, de 18 de setembro de 1969;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">VIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> o art. 1º do Decreto</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Lei nº 1.267, de 12 de abril de 1973;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">IX </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> o Decreto</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Lei nº 1.345, de 19 de setembro de 1974;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">X </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> as alíneas "a", "b" e "g" do parágrafo único do art. 1º, a alínea "a" do inciso I e o inciso V do art. 11 do Decreto</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Lei nº 1.376, de 12 de dezembro de 1974;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> o Decreto</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Lei nº 1.653, de 27 de dezembro de 1978;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> os arts. 1º e 3º do Decreto</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Lei nº 1.734, de 20 de dezembro de 1979;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> o art. 1º do Decreto</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Lei nº</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> 2.089, de 27 de dezembro de 1983;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XIV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> o Decreto</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Lei nº 2.250, de 26 de fevereiro de 1985;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XV </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> o inciso III do art. 12 do Decreto</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Lei nº 2.397, de 21 de dezembro de 1987;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XVI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> a Lei nº 7.918, de 7 de dezembro de 1989;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XVII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> a alínea "a" do inciso IV do art. 1º da Lei nº 8.034, de 12 de abril de 1990;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XVIII </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> o inciso I do art. 1º da Lei nº 8.167, de 16 de janeiro de 1991;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XIX </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> o § 1ºdo art. 2º da Lei nº 9.532, de 10 de dezembro de 1997;</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XX </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> o art. 18 da Lei nº 4.239, de 27 de junho de 1963 e a alínea "h" do art. 1º do Decreto</span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em">Lei nº 756, de 11 de agosto de 1969, ressalvado o direito previsto no art. 9º da Lei nº 8.167, de 16 de janeiro de 1991, para as pessoas que já o tenham exercido, até o final do prazo previsto para a implantação de seus projetos, desde que estejam em situação de regularidade, cumpridos todos os requisitos previstos e os, cronogramas aprovados; e</span></p><p class="Inciso" style="margin-top:6pt; text-align:left"><span style="font-size:1.2em">XXI </span><span style="font-size:1.2em">‑</span><span style="font-size:1.2em"> a Medida Provisória nº 2.145, de 2 de maio de 2001.</span></p><p class="Artigo" style="margin-top:6pt; margin-bottom:12pt"><span style="font-size:1.2em; font-weight:bold">Art.</span><span style="font-size:1.2em"> 52. Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.</span></p><p class="Date" style="margin-top:12pt; margin-bottom:18pt"><span style="font-size:1.2em">Brasília, 4 de maio de 2001; 180º da Independência e 113º da República.</span></p><p class="Assinatura1" style="margin-top:18pt"><span style="font-size:1.2em">FERNANDO HENRIQUE CARDOSO</span></p><p class="Assinatura2" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em; font-style:italic">Pedro Malan</span></p><p class="Assinatura2" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em; font-style:italic">Martus Tavares</span></p><p class="Assinatura2" style="margin-top:6pt"><span style="font-size:1.2em; font-style:italic">Fernando Bezerra</span></p></div></body></html> </div> </div> </div> </div> <div class="naoImprimir"> <div class="FooterMain"> <div class="container"> <div class="FooterMain-row"> <div class="FooterMain-section"> <dl class="FooterMain-list"> <dt>Portais</dt> <dd><a class="FooterMain-link u-linkClean" 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