DECRETO N° 97.506, DE 13 DE FEVEREIR0 DE 1989

Altera os Estatutos de entidades estatais vinculadas a Secretaria de Planejamento e Coordenação.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 84, inciso IV, da Constituição,

DECRETA:

Art. 1° Os arts. 11, 13, 14, 16 e 21 do Estatuto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  BNDES, aprovado pelo Decreto n° 88.101, de 10 de fevereiro de 1983, alterado pelos Decretos n°s 89.211, de 21 de dezembro de 1983, 89.446, de 19 de março de 1984, 91.154, de 15 de março de 1985, e 96.581, de 24 de agosto de 1988, passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 11. O órgão de orientação superior do Banco é o Conselho do BNDES, composto de seis membros, nomeados pelo Presidente da República.

§ 1° Os membros do Conselho terão mandato de três anos, podendo ser reconduzidos por igual período.

§ 2.° 0 membro do Conselho que houver exercido o mandato por mais de um período só poderá voltar a fazer parte do Colegiado depois de decorrido, pelo menos, um ano do término de seu último mandato.

....................................................

Art. 13. 0 Conselho do BNDES reunir-se-á, ordinariamente, quatro vezes ao ano e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu Presidente.

§ 1° 0 Conselho do BNDES somente deliberará com a presença de, pelo menos, quatro de seus membros.

§ 2° As deliberações do Conselho serão tomadas por maioria de votos e registradas em atas, cabendo ao Presidente o voto de qualidade.

.................................................... .........

Art. 14. 0 BNDES será administrado por uma Diretoria composta do Presidente do Banco, do Diretor Vice-Presidente do Banco e de quatro Diretores, todos nomeados pelo Presidente da República.

§ 1º A nomeação do Presidente e do Diretor Vice-Presidente é feita por prazo indeterminado e a dos Diretores, sem designação especial, obedecerá ao regime de mandato, com duração de três anos, admitida a recondução por igual período.

§ 2º Aplicam-se aos integrantes da Diretoria, no que couber e nos termos das normas específicas, os direitos e vantagens atribuídos ao pessoal do Banco, mediante prévia aprovação da Secretaria de Planejamento e Coordenação.

....................................................

Art. 16. A Diretoria reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por semana e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo Presidente do Banco, deliberando com a presença de, pelo menos, quatro de seus membros.

§ 1° As deliberações da Diretoria serão tomadas por maioria de votos e registradas em atas, cabendo ao Presidente, além do voto comum, o de qualidade.

§ 2° 0 Presidente poderá vetar as deliberações da Diretoria, submetendo-as ao Conselho do BNDES.

....................................................

Art. 21. 0 Conselho Fiscal do BNDES será composto de três membros efetivos e três suplentes, nomeados pelo Presidente da República por um período de dois anos, vedada a recondução”.

Art. 2º 0 caput do art. 9º do Estatuto do Instituto de Planejamento Econômico e Social  IPEA, aprovado pelo Decreto n° 96.704, de 15 de setembro de 1988, passa a vigorar com a seguinte redação:

I  o Ministro do Planejamento, que o presidirá;

II  o Presidente do IPEA, que substituirá o Presidente do Conselho, nos seus impedimentos;

III  um representante dos servidores, dentre aqueles em exercício no IPEA ou na SEPLAN; e

IV  dois Conselheiros, escolhidos pelo Ministro do Planejamento, entre pessoas de notório saber no campo do planejamento econômico e social.

....................................................

Art. 3º O caput do art. 18 do Estatuto da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  IBGE, aprovado pelo Decreto n° 95.823, de 14 de março de 1988, alterado pelo De­creto n° 97.434, de 5 de janeiro de 1989, passa a vigorar com a seguinte redação:

I  um membro, a Secretaria de Planejamento e Coordenação;

II  um membro, o Banco Central do Brasil e, um membro, a Secretaria do Tesouro Nacional, indicados pelos respectivos titulares dos órgãos que representam; e

III  dois membros, o pessoal permanente do IBGE, escolhidos em lista composta dos seis mais votados, veda­da a eleição de servidores que exerçam cargos de chefia.

.................................................... .........

Art. 4° Este Decreto entra em vigor na data de sua publi­cação.

Art. 5° Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 13 de fevereiro de 1989; 168° da Independência e 101° da República.

JOSÉ SARNEY

João Batista de Abreu