DECRETO N. 4810 – DE 1 DE ABRIL DE 1903
Manda adoptar novo plano de uniforme para os alumnos do curso de machinas da Escola Naval.
O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brazil:
Considerando que é de todo o ponto conveniente que entre os uniformes dos alumnos do curso de machinas da Escola Naval e os dos machinistas haja a mesma semelhança que se observa com relação aos dos alumnos do curso de marinha e officiaes da Armada;
Considerando mais que não ha razão que justifique a notavel differença que ora existe entre os uniformes dos alumnos dos dous cursos da alludida escola:
Resolve mandar adoptar para uso dos alumnos do curso de machinas da Escola Naval o plano de uniformes seguinte, ficando revogado o que baixou com o decreto n. 4387, de 16 de abril do anno proximo passado.
Primeiro uniforme
Dolman de flanella azul, sem cadarço, do modelo dos usados a bordo pelos praticantes de machinistas; distinctivos nas mangas na altura do meio do ante-braço – um cylindro de flanella verde de 0m,04 X 0m,025; calça de flanella azul ou de brim branco; collarinho branco em pé e fechado; bonnet igual ao dos citados praticantes; botinas de couro preto de bezerro, sem biqueira. Com calça branca usarão capa branca ao bonnet.
Segundo uniforme
Dolman de ganga azul, sem mescla, do mesmo modelo do primeiro uniforme; calça de ganga azul, sem mescla ou branca; sapato de couro preto de bezerro ou de lona branca; bonnet de panno azul ou de brim branco.
Rio de Janeiro, 1 de abril de 1903, 15º da Republica.
Francisco DE Paula Rodrigues Alves.
Julio Cesar de Noronha.