DECRETO N. 3835 – DE 24 DE NOVEMBRO DE 1900
Approva novo plano para os uniformes da brigada policial da Capital Federal.
O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil:
Resolve approvar o plano, que a este acompanha, para os uniformes da brigada policial da Capital Federal, assignado pelo Ministro de Estado da Justiça e Negocios Interiores.
Capital Federal, 24 de novembro de 1900, 12º da Republica.
M. FERRAZ DE CAMPOS SALLES.
Epitacio Pessôa.
Plano para os uniformes da brigada policial da Capital Federal a que se refere o decreto n. 3835, desta data
OFFICIAES EFFECTIVOS
1º uniforme
Capacete ou kepi com pennacho, dolman com alamares, dragonas, calça com galão, luvas de pellica côr de castanha, espada, talim, fiador dourado, botinas com salteiras, botas com esporas para os officiaes montados, quando a cavallo.
2º uniforme
Kepi, dolman com platinas, calças com listra, ou de brim branco, talim e espada, fiador de retroz, luvas de camurça branca ou de fio de escossia, botinas e botas com esporas para os officiaes montados, quando a cavallo.
3º uniforme
Kepi, tunica, calça com listras ou de brim branco, talim e espada, fiador e luvas do 2º uniforme, botinas ou botas com esporas para os officiaes montados quando a cavallo.
ESPECIFICAÇÕES
Capacete
De adherente coberto de panno mescla, com uma cinta encarnada de 0m,03 de largura e um ventilador preto de cada lado, pala dupla comprimida e envernizada de preto, a parte anterior na fórma semi-circular com 0m,05, na maior largura e a parte posterior de fórma rectangular com 0m,055 de largura e os angulos ligeiramente arredondados.
Na parte superior da copa e da frente para trás terá um morrião de metal dourado, tendo em relevo, dos lados, uma guarnição de folhas e fructos de carvalho. Na parte superior do morrião e na frente levará uma pequena oliva de metal dourado e lisa com 0m,03 de comprimento, com um pennacho de crina em fórma de coqueiro e medindo de altura 0m,3. Terá ainda um outro pennacho, tambem de crina encarnada, cahindo para a parte posterior até a altura das espaduas, preso o extremo no interior do mesmo morrião.
O emblema da frente será de metal dourado e formado por uma ramagem de folhas de carvalho e de louro, tendo essa ramagem 0m,055 na sua maior largura e encimada por uma estrella de 0m,02 de diametro; no centro da ramagem um circulo azul contornado por 21 pequenas estrellas em relevo; sobre esse circulo serão collocadas duas espadas cruzadas de metal branco, com as pontas para cima e com 0m,02 de comprimento.
Dos lados, sobre a cinta encarnada e a meia distancia das extremidades das palas, haverá carrancas de metal dourado com 0m,032 de diametro e prendendo fitas de escamas, tambem de metal dourado e foscas, cuja largura irá progressivamente diminuindo ate o meio da frente onde se unem as duas fitas por meio de um fecho com 0m,016 de diametro; partindo da pala posterior e passando pelo centro haverá um friso de metal lavrado que se prenderá á parte posterior do morrião, assentando este sobre uma cruzeta de metal dourado e lavrado, preso á parte superior do capacete.
Sómente a cavallaria.
Kepi
De panno mescla, tendo 0m,1 de altura em toda a volta, copa chata, com vivo do mesmo panno em volta, sendo o diametro da copa maior 0m,02 que o diametro da cabeça; cinta de panno encarnado de 0m,04 de altura, tendo na parte inferior um debrum de panno mescla.
Essa cinta será contornada por tantas tranças douradas de 0m,004 de largura, dispostas parallelamente, quantos forem os postos já obtidos. Os quartos serão guarnecidos de tres das mesmas tranças, sendo as lateraes entre dous ventiladores pretos. No fundo da copa haverá tambem um ventilador com um enfeite da mesma trança em tres ordens parallelas entre si, formando seis voltas.
Na frente um emblema com uma cercadura formada por dous ramos de louros e carvalho, bordada a ouro, sobre fundo encarnado, com 0m,04 de altura e largura maxima de 0m,055, encimada de uma estrella com 0m,01 de diametro bordada a fio de prata.
Este emblema terá no centro um circulo de velludo azul com 0m,017 de raio, contornado por 21 pequenas estrellas brancas; sobre este circulo será collocado o numero do batalhão, em metal branco, tendo cada algarismo 0m,015 de altura como distinctivo da infantaria; ou duas espadas cruzadas, com as pontas para cima, com 0m,02 de comprimento, como distinctivo da cavallaria; ou uma esphera com os circulos e meridianos com 0m,007 de raio, como distinctivo dos officiaes do estado-maior; ou duas pennas cruzadas, com 0m,02 de comprimento, com as pontas para baixo, como distinctivo dos officiaes da contadoria.
Pala de sola envernizada de preto, inclinada sobre os olhos, affectando a fórma de telha e com 0m,045 de largura no meio, tendo na parte superior um cordão dourado, em fórma de corda, de 0m,005 de diametro, com dous passadores, também dourados, sendo esse cordão preso nos extremos por dous botões pequenos do uniforme.
Os medicos e pharmaceuticos usarão o mesmo kepi, sendo, porém, a cinta de panno encarnado substituida por uma de velludo côr de vinho e terão como distinctivos, no emblema da frente: os medicos um caduceu de 0m,02 de comprimento, bordado a fio de prata, e em sentido horisontal no centro do circulo de velludo azul; os pharmaceuticos uma amphora com 0m,015 de altura, tambem bordada a fio de prata, em sentido vertical.
Pennacho
Encarnado, de pennas, inclinado sobre a pala do kepi e em fórma de chorão, tendo uma haste de metal com uma rosca na parte inferior para ser atarrachada a uma pequena porca na parte interna da armadura do emblema do kepi
Drayonas
Com pala e palmatoria de metal dourado e brilhante, forredas de panno azul ferrete.
A pala será direita e com os angulos cortados na parte superior; terá 0m,1 de comprimento, 0m,04 de largura e quatro ordens de escamas com 0m,015 de largura cada uma. Será guarnecida de dous frisos parallelos de 0m,002 de largura, em relevo e lavrados em fórma de canotilho.
A palmatoria será de fórma elliptica com a superficie convexa, contornada por uma cannelura em relevo com 0m,013 de largura, rematando em fórma circular de um e de outro lado da pala; essa cannelura será circulada por uma serrilha de 0m,002 de diametro e uma roca de fio fosco e brilhante de 0m,008 superposta á serrilha.
Franjas de canotão torcido em duas ordens, sendo a exterior de 0m,08 e a interior de 0m,06, para os officiaes superiores; de canotilho, em tres ordens, para os officiaes subalternos e capitães, tendo para todos 0m,070 de comprimento.
Dolman
De panno mescla, devendo o comprimento attingir ao começo da primeira phalange do dedo pollegar, estando o braço estendido. Abotoado no centro por colchetes ou botões pretos occultos, com duas ordens lateraes de sete botões grandes na frente; abertura ao lado esquerdo para dar passagem ao copo da espada, quando presa ao gancho do talim. Gola em pé, da mesma fazenda do dolman, com as pontas direitas, abotoada por colchetes e debruada de panno encarnado na parte superior, tendo 0m,04 de altura e dous trapesios, tambem de panno encarnado, em cada uma das extremidades, das quaes ficarão equidistantes 0m,055. Canhão das mangas de panno encarnado com 0m,04 de largura, tendo na parte inferior um debrum da largura de 0m,007 de panno mescla e dous botões pequenos do uniforme presos á costura da parte trazeira.
Divisas de galão dourado, com 0m,01 de largura em torno das mangas, sendo a primeira junto á parte superior do canhão.
Acompanhando as costuras das costas, sem comtudo attingir a cava das mangas, em toda a volta a partir da base da gola terá uma guarnição dupla de cadarço de lã preto, com 0m,018 de largura; essa guarnição acompanhará a abertura do lado esquerdo, formando disposição symetrica do lado direito e uma linha quebrada, por um só cadarço em forma de W invertido no extremo inferior das costuras das costas, tendo dous pequenos botões do uniforme nos vertices dos angulos, cujas aberturas ficam para baixo, formados pelo W invertido.
Ornará a frente do dolman essa mesma especie de cadarço que, partindo dos colchetes ou botões occultos do centro, voltará a elles passando por fóra dos botões lateraes, formando ordens duplas em sentido horisontal e todas parallelas entre si. Toda a guarnição dupla que enfeita o dolman terá no centro um soutache preto de 0m,002, com excepção das guarnições horizontaes da frente, que serão apenas contornadas do mesmo soutache, formando uma volta por fóra dos botões lateraes.
Em cada uma das extremidades da gola será collocado o numero do batalhão, em metal branco, tendo cada algarismo 0m,015 de altura, como distinctivo da infantaria; duas espadas cruzadas com as pontas para cima, com 0m,02 de comprimento, como distinctivo da cavallaria; esphera com meridianos e circulos com 0m,007 de raio, para distinctivo dos officiaes do estado-maior; duas pennas cruzadas com 0m,02 de comprimento, com as pontas para baixo, distinctivo dos officiaes da contadoria; caduceu com 0m,02 de comprimento para os medicos, e amphora com 0m,015 de altura para os pharmaceuticos. Estes distinctivos devem ser todos bordados a fio de prata, sendo o de medico no sentido horizontal e o de pharmaceutico no sentido vertical.
Os vivos, canhões e trapesios de panno encarnado do dolman serão substituidos por velludo côr de vinho para os medicos e pharmaceuticos.
Alamares
De cordão de ouro, redondo, prendendo-se nos botões de um a outro lado do dolman, com um passador de fio de prata de cada lado e um maior no centro.
Tunica
De panno ou flanella mescla, tendo a fórma de blusa, mas um pouco estreita na cintura, sendo a frente debruada de encarnado, com uma ordem de sete botões abotoando-a e com abertura ao lado esquerdo.
Gola, mangas com canhão, divisas e distinctivos em tudo usuaes aos do dolman; platinas da mesma fazenda com debrum encarnado, abotoada junto á gola por um botão pequeno do uniforme, e tendo, contornando-as, dous trancelins dourados parallelamente dispostos; os officiaes de cavallaria, porém, usarão de platina de metal branco em fórma de trapesios e compostas de anneis entrelaçados, terminando em um só annel um pouco alongado que se prenderá junto á base da gola, como as do panno, ao pequeno botão do uniforme.
Para os medicos e pharmaceuticos, como no dolman, os vivos, canhões e trapesios de panno encarnado serão substituidos por velludo côr de vinho.
Platinas
De metal dourado, forradas de panno encarnado, deixando ver um debrum do mesmo panno em fórma de trapesio, arredondadas na parte superior e ligeiramente curvas em toda a extensão, com 0m,035 na menor largura e 0m,056 na maior; divididas no sentido da largura, a partir da parte superior para a inferior, por frisos parallelos, em relevo, e equidistantes, até dous terços de seu comprimento, ornadas nos intervallos dos frisos de pequenas estrellas, tambem em relevo, tendo na parte inferior uma estrella de metal branco de 0m,01 de diametro e na parte superior um pequeno botão liso, tambem de metal branco. Serão contornadas por um friso liso, em relevo, da largura de 0m,006.
Para os medicos e pharmaceuticos será forrada de velludo côr de vinho, deixando ver um debrum do mesmo velludo.
Calça
De panno mescla, direita e de largura regular, tendo ao longo das costuras exteriores e no panno da frente duas listras de panno encarnado de 0m,025 de largura, distantes uma da outra 0m,015; entre as duas listras terá um galão de ouro de 0m,015 de largura.
Para os medicos e pharmaceuticos as listras de panno encarnado serão substituidas por velludo côr de vinho.
De panno mescla em tudo igual á anterior, sem o galão entre as duas listras encarnadas.
De brim branco, tambem como a anterior, mas sem listras.
Espada
De 0m,83 a um metro de comprimento, com os copos e bainha de metal branco ou prata ingleza; os copos serão lisos e fechados e terão em relevo as armas da Republica; a lamina será de 0m,02 de largura e a bainha de 0m,025, com duas braçadeiras com olhaes, tendo ponteira de aço soldada na extremidade.
Fiador
De cordão de ouro com 0m,004 de diametro, tendo uma borla em fórma de pera, encanastrada de fio de ouro, medindo 0m,035 de comprimento e 0m,02 de diametro em sua maior grossura; em cima dessa borla haverá um botão de ouro espigado de 0m,01 de altura e igual diametro; o remate será feito por uma maçaneta de fórma conica de 0m,02 de comprimento e 0m,02 de diametro na base; a franja terá 0m,06 de comprimento e será de canotão de 0m,006 para os officiaes superiores e de canotilho para os subalternos e capitães.
De retroz de seda preta e encarnada do mesmo feitio e dimensões do anterior.
Talim
De couro da Russia preto, com 0m,03 de largura, ou de cadarço de lã, da mesma largura; chapa da frente de fórma circular e de encaixe.
Terá dous passadores moveis com 0m,015 de largura e com uma abertura de 0m,007 de diametro dos quaes penderão guias duplas e roliças com 0m,007 de diametro, cobertas do mesmo couro do talim. Cada guia terá um passador de metal liso com 0m,015 de altura.
O passador do cinto a que se prende a guia mais curta terá pendente um gancho de metal roliço com a fórma de cobra, para pendurar a espada que se prende ás guias por meio de passadores de mola, por cujo olhal passará o cordão que forma cada uma dellas.
Os officiaes de cavallaria, os do estado-maior e os montados de infantaria usarão pasta de couro envernizado de preto, com 0m,25 de altura e 0m,2 na maior largura, a qual será presa á parte posterior do talim por tres guias iguaes ás da espada, porém, singelas.
No centro da pasta, em uma cercadura de louro e carvalho encimada por uma estrella, tudo de metal amarello, haverá o distinctivo de que usam esses officiaes; a cavallaria, porém, terá sómente duas espadas cruzadas, com os copos para baixo e uma estrella um pouco acima da abertura do angulo formado pelas espadas.
Botas
De couro da Russia, cano estreito e sem recortes na abertura, alcançando até pouco abaixo dos joelhos.
Botinas
Lisas e inteiriças de bezerro, verniz ou couro da Russia, sem gaspeas nem bordados.
Esporas
De metal branco com o arco abahulado e lavrado pela parte externa, com 0m,01 de largura; o cachorro ligeiramente voltado para baixo, tendo 0m,03 de comprimento, e a roseta igualmente 0m,03 de diametro. Serão presas ao tacão das botas por duas corrêas de couro da Russia, de 0m,015 de largura, passando uma pelo concavo da sola, outra por cima do peito do pé e prendendo-se do lado exterior em uma fivella, tambem de metal branco, presa ao arco das esporas. Estas terão duas correntes do mesmo metal presas á base do cachorro, as quaes se abotoarão na frente da bota sobre o peito do pé.
Salleiras
De metal amarello, lisas, com a mesma fórma das esporas, adaptadas ao tacão das botinas, onde ficam presas por um espigão com cabeça, atarrachado no cachorro.
OBSERVAÇÕES
Os botões para todos os officiaes da brigada serão de metal dourado e de superficie convexa, com 0m,02 e 0m,01 de diametro, circulados de duas orlas polidas e brilhantes, entre as quaes haverá 21 pequenas estrellas polidas e em relevo; no centro do botão haverá um globo com os circulos e meridianos tambem polidos e em relevo, sendo todo o resto da superficie do botão fosco e granitado.
Os medicos e pharmaceuticos, porém, usarão botões de superficie granitada e fosca, com a mesma fórma e diametro dos botões dos outros officiaes, tendo sobre essa superficie os distinctivos respectivos.
Os officiaes de cavallaria e os montados de infantaria usarão poncho de panno azul-ferrete, forrado de baetilha encarnada, alcançando o comprimento até o meio do cano das botas; a abertura terá o comprimento de 0m,26 e de largura 0m,04, fechado com tres botões grandes do uniforme; a gola medirá 0m,05 de altura e a ella se prenderá um capuz por meio de pequenos botões de massa preta; a abertura será guarnecida de tantos galões de 0m,005 de largura quantos os da divisa.
Os officiaes de infantaria usarão capote de panno azul-ferrete, com cintura e presilha, forrado de baetilha preta, cobrindo até a metade das pernas, abotoado com seis botões grandes do uniforme; gola em pé, á qual se prenderá o capuz por meio de pequenos botões de massa preta com abertura sobre o quadril esquerdo para dar passagem ao copo da espada; aberto na parte posterior, mas podendo fechar-se por meio de pequenos botões occultos e tendo em volta dos canhões tantos galões dispostos parallelamente, com a largura de 0m,005 e com a separação de 0m,003, quantos os das divisas.
Os officiaes de cavallaria e os montados de infantaria usarão barbicacho de retroz de seda azul-ferrete com dous passadores e a pera da borla dourada, tendo a pera 0m,02 de diametro na base e a franja da borla 0m,08 de comprimento.
Os officiaes do estado-maior, quando em serviço, terão nos 1º e 2º uniformes alamares de cordão dourado com agulhetas prateadas, pendentes do braço esquerdo para o primeiro botão do lado direito do peito do dolman.
O veterinario usará sómente o 3º uniforme dos officiaes de cavallaria, tendo nos ante-braços, bordado a fio de ouro, um V com a dimensão de 0m,03.
Sómente os officiaes montados, quando a pé, usarão de salteiras nas botinas.
OFFICIAES REFORMADOS
Usarão dos mesmos uniformes dos officiaes effectivos, não tendo, porém, distinctivos de natureza alguma na gola do dolman e no emblema do kepi.
OFFICIAES HONORARIOS
Terão os mesmos uniformes dos officiaes effectivos, sendo, porém, substituidos por velludo preto os trapezios da gola e o canhão encarnado das mangas do dolman e tunica.
As listras encarnadas da calça serão tambem substituidas por cadarço de lã preta de 0m,02 de largura.
Não usarão distinctivo algum na gola da farda; o emblema do kepi será de fórma oval e sobre fundo de panno mescla; terá uma cercadura de louro e carvalho encimada por uma estrella, com tres raios, partindo de cada angulo reentrante, sendo tudo bordado a ouro. No centro uma ellipse, de panno verde, atravessada transversalmente da esquerda para a direita e de cima para baixo, por uma faixa de panno azul, guarnecidas ambas por fio de cordão de ouro.
Os officiaes effectivos que tiverem honras superiores ás de seu posto poderão usar nos seus uniformes as divisas correspondentes a essas honras, tendo, porém, nos ante-braços uma estrella bordada a fio de prata com 0m,015 de diametro.
PRAÇAS DE PRET
Cavallaria – Grande uniforme
Capacete com pennacho, dolman, platinas, calça bombacha com listras, banda, divisa de galão, gravata, luvas brancas de algodão, perneiras, botinas o esporas.
Pequeno uniforme
Kepi com ou sem capa branca, tunica de panno ou de brim branco ou pardo, gravata, platinas, banda, divisas da panno, luvas brancas de algodão, perneiras, botinas e esporas.
Infantaria – Grande uniforme
Kepi com tope, dolman, platinas com froco de lã, calça á bombacha com listras, banda, divisa de galão, gravata, luvas brancas de algodão, polainas e botinas.
Pequeno uniforme
Kepi com ou sem capa branca, tunica de panno ou de brim pardo, calça de panno ou de brim pardo ou branco, gravata, banda, divisas de panno e botinas.
ESPECIFICAÇÃO
Capacete
Como o dos officiaes, tendo de metal amarello as peças que para aquelles são douradas e sendo as escamas lisas em vez de foscas.
Kepi
Como o dos officiaes das respectivas armas, tendo, em logar de trança dourada, trancelim de lã, encarnada nos quartos e na copa do kepi.
O emblema será de metal amarello com 0m,06 na sua maior largura, tendo o circulo azul 0m,035 de diametro.
O cordão de ouro da frente será substituido por uma fita de couro envernizado de preto, com 0m,01 de largura, tendo distantes 0m,05 das extremidades duas fivellas de metal amarello.
Dolman
De panno mescla, igual ao dos officiaes, contornando, a partir da base da gola, por uma guarnição simples de cadarço de lã preto de 0m,012 de largura; essa guarnição cobrirá as costuras das costas e acompanhará, até a altura de 0m,2, as costuras lateraes, formando enfeite symetrico. O ornamento horizontal da frente será de cadarço de lã encarnada com a mesma largura do cadarço preto.
Os distinctivos da gola serão de metal branco.
Tunica
De panno mescla identico á dos officiaes, sendo, porém, as platinas contornadas do soutache de lã encarnada e os distinctivos da gola de metal branco.
De brim pardo igual á anterior, sendo os vivos de panno encarnado substituidos por ganga da mesma côr.
Para as praças de cavallaria as platinas das tunicas serão de metal amarello, formadas de anneis entrelaçados, presos ás costuras das hombreiras das mangas e a um pequeno botão do uniforme junto á base da gola.
Platinas (para cavallaria)
De metal amarello, toda escamada, affectando a fórma de telha na parte inferior e cahida até o meio dos hombros, seguindo a direccão das costuras das hombreiras até a cava das mangas, tendo nessa parte 0m,021 de largura. Pala direita com 0m,03 de largura, tendo na parte superior um pequeno botão do uniforme e os angulos cortados e, a dous terços de seu comprimento, uma estrella de metal branco com 0m,01 de raio.
Platinas (para infantaria)
De metal amarello, lisas e guarnecidas de um enfeite singelado, affectando a fórma de telha na parte inferior, onde terão um canotão de froco de lã encarnada com 0m,02 de altura no meio e afinando para as extremidades; esse froco terá de comprimento 0m,21 correspondente á largura da parte inferior da platina e cahirá até o meio dos hombros, seguindo a direcção das costuras das hombreiras até a cava das mangas. Pala direita com 0m,03 de largura, tendo na parte superior um pequeno botão do uniforme e os angulos cortados e a dous terços de seu comprimento uma estrella de metal branco com 0m,01 de raio.
Tope
De froco de lã encarnada de 0m,04 de altura sobre uma oliva de metal amarello e lisa com 0m,03 de comprimento, tendo uma pequena haste com rosca no extremo para ser atarrachada em uma pequena porca presa na parte interna do emblema do kepi.
Gravata
De couro envernizado de preto.
Calça
De panno mescla, á bombacha, cahindo em dobras sobre as perneiras ou polainas, tendo, no extremo, elastico ou fita de cadarço para prender a perna; ao longo das costuras exteriores listras como nas dos officiaes no 2º uniforme.
De panno mescla, identica á dos officiaes no 2º uniforme.
De brim branco ou pardo, como a anterior sem as listras.
Banda
De malha de retroz de lã encarnada, com borlas em fórma de pera, coberta de torçal de lã, da mesma côr, tendo 0m,055 de comprimento e 0m,03 em seu maior diametro; acima da pera terá um botão de 0m,01 de diametro e de igual altura.
O remate será feito em uma maçaneta conica de 0m,002 de diametro. Franjas encarnadas de retroz de lã torcida com 0m,2 de comprimento.
Divisas
De galão de ouro de 0m,012 de largura, cosidas sobre panno encarnado e indo da costura interna á externa das mangas, em fórma de angulo agudo, com o vertice para baixo, distando a bissectriz desse angulo 0m,15 da costura dos hombros.
De panno encarnado, cosidas sobre panno mescla, tendo a mesma largura e a mesma fórma da de galão de ouro.
Perneiras
De sola envernizada de preto, semelhante ao cano de bota de montaria, tendo na parte inferior e anterior uma correia que passará pelo concavo da sola da botina e se prenderá a uma fivella do lado exterior do cano.
Botinas
De bezerro, inteiriças e lisas.
Polainas
De couro amarello e abotoadas do lado externo por meio de presilhas com fivellas, devendo o comprimento attingir até o meio da perna e sendo bem justas.
Esporas
De metal amarello como arco achatado, sendo, quanto ás dimensões e disposições, identicas ás dos officiaes.
Não teem a corrente de metal que se prende na frente sobre o peito do pé.
OBSERVAÇÕES
Os botões serão convexos e terão 0m,02 e 0m,014 de diametro, com 0m,008 e 0m,006 de altura, inteiramente lisos e forrados de latão.
Os sargentos-ajudantes o quarteis-mestres usarão de todas as peças dos uniformes dos officiaes dos seus corpos, tendo, porém, bordadas ou fabricadas de retroz côr de ouro as partes ou peças que para aquelles forem-no a fio de ouro.
Terão um globo de metal amarello com 0m,025 de diametro, os sargentos-ajudantes no ante-braço direito e os quarteis-mestres no esquerdo.
Usarão banda os officiaes inferiores, com excepção dos sargentos-ajudantes e quarteis-mestres.
Os musicos usarão no grande uniforme um peitilho encarnado, abotoado nos botões da frente do dolman, tendo sete ordens duplas de galão de prata da largura de 0m,01 em sentido horizontal e parallelas entre si; essas ordens de galão serão guarnecidas de um soutache prateado.
Os capacetes, kepis e topes serão iguaes aos das mais praças, sendo de metal branco as partes que nelles são de metal amarello, com excepção, porém, da ramagem do emblema do capacete e do kepi, devendo ser neste substituida a fita de couro envernizada da frente por um cordão prateado da grossura de 0m,004.
No grande uniforme este kepi terá o enfeite do fundo da copa e as guarnições dos quartos de soutache de prata de 0m,002 de grossura.
Sobre as platinas do grande uniforme, que tambem serão iguaes ás das outras praças; sendo, porém, de metal branco, terão uma lyra de metal amarello, em vez de estrella.
Os botões, tanto para o grande como para o pequeno uniforme, serão brancos, com as mesmas dimensões dos botões das outras praças e com a superficie convexa e polida, tendo sobre ella uma lyra em relevo.
O distinctivo para o centro do emblema do capacete e do kepi será uma lyra de metal branco com 0m,02 de altura e para a gola do dolman e da tunica será o das respectivas armas, tambem em metal branco.
O dolman será como o das outros praças, sendo, porém, a gola e o canhão das mangas entre soutache de prata de 0m,004 de largura. A calça a bombacha, igualmente como a das outras praças, tendo, porém, entre as listras encarnadas um galão de prata da largura de 0m,015.
Os clarins terão no grande uniforme peitilho igual aos dos musicos, sendo, porém, as ordens de galão substituidas por cadarço de lã azul da mesma largura do galão, essas ordens guarnecidas de soutache de lã da mesma côr do cadarço.
Os tambores e cornetas usarão tambem peitilho no grande uniforme, sendo, porém, a côr delle verde-escuro, e as ordens que os ornam serão de cadarço encarnado de 0m,01 de largura e guarnecidos de um soutache tambem de lã e da mesma côr do cadarço.
O pequeno uniforme será o mesmo que o das outras praças, tendo nos ante-braços um clarim, corneta ou tambor, estampados, em metal branco, com 0m,035 de altura e assentado sobre panno encarnado.
Tanto a infantaria como a cavallaria usarão correame preto, tendo a cavallaria bandoleira para prender a clavina.
As praças de pret usarão ponchos ou capotes semelhantes aos dos officiaes dos seus respectivos corpos.
As praças graduadas trarão de cada lado da abertura do poncho, dispostas perpendicularmente a esta, e a começar das costuras, tantas fitas de panno encarnado com 0m,15 de comprimento e 0m,01 de largura, quantas corresponderem ás divisas de sua graduação.
Nos capotes as divisas serão collocadas do mesmo modo que nos dolmans ou tunicas.
Os mestres de musica, ferrador e correeiros, cornetas e clarim-mór e armeiro usarão de bandas e divisas de 1º sargento, sendo as divisas do mestre de musica de galão de prata no 1º uniforme.
Na abertura do angulo formado pelas divisas serão respectivamente collocados: uma lyra, uma ferradura, um cutelo, uma corneta, um clarim e uma espingarda, sobre panno encarnado; estes distinctivos serão de metal branco e com a dimensão de 0m,035.
As praças de cavallaria usarão barbicacho igual ao dos officiaes, sendo, porém, todo elle de retroz de lã preto.
DISPOSIÇÕES GERAES
Para o serviço interno será permittido aos officiaes o uso de tunica de brim branco igual em feitio ás de panno mescla, porém, sem as platinas, os trapezios da gola e o canhão encarnado das mangas.
O kepi será usado pelos officiaes e praças, quando for determinado, com capa de brim branco ou de oleado, deixando ver o emblema.
Capital Federal, 24 de novembro de 1900. – Epitacio Pessôa.