Brasão

Senado Federal

Secretaria-Geral da Mesa

Secretaria de Informação Legislativa

DECRETO N

DECRETO N. 2549 – DE 19 DE JULHO DE 1897

Reorganisa a Guarda Nacional do Estado do Paraná.

O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brazil, para execução do decreto n. 431 de 14 de dezembro do anno proximo findo, resolve decretar:

Art. 1º A Guarda Nacional do Estado do Paraná se comporá de um commando superior com séde na capital, o qual se constituirá de seis brigadas de infantaria cinco de cavallaria, uma de artilharia e das demais que se organisarem posteriormente nas outras comarcas do referido Estado.

A 1ª brigada, de infantaria e a 1ª de cavallaria, constituidas na capital do Estado, se comporão dos 1º, 2º e 3º batalhões de infantaria e 1º da reserva e dos 1º e 2º regimentos de cavallaria.

A 2ª brigada de infantaria se organisara nas comarcas de Antonina e Morretes e se comporá dos 4º, 5º e 6º batalhões de infantaria e do 2º da reserva.

A 3ª brigada de infantaria e a 1ª de artilharia, constituidas nas comarcas de Paranaguá, Guaratuba e Guarakessaba, se comporão dos 7º, 8º e 9º de infantaria, do 3º da reserva, do 1º batalhão de artilharia de posição e do 1º regimento de artilharia de campanha.

A 2ª brigada de cavallaria se comporá dos 3º e 4º regimentos e se organisará nas comarcas da Lapa e Rio Negro.

A 4ª brigada de infantaria se organisará na comarca de Ponta Grossa e se constituirá dos 10º, 11º e 12º batalhões de infantaria e do 4º da reserva.

A 3ª brigada de cavallaria se comporá dos 5º e 6º regimentos e se organisará nas comarcas de Palmeiras e Triumpho.

A 5ª brigada de infantaria se comporá dos 13º, 14º e 15º batalhões de infantaria e do 5º da reserva e se organisará na comarca de Serro Azul.

A 4ª brigada de cavallaria se organisará na comarca de Guarapuava e se comporá dos 7º e 8º regimentos.

A 6ª brigada de infantaria se organisará na comarca de S. José da Boa Vista e se comporá dos 16º, 17º e 18º batalhões de infantaria e do 6º da reserva.

A 5ª brigada de cavallaria se constituirá dos 9º e 10º regimentos e se organisará na comarca de Palmas.

Art. 2º Revogam-se as disposições em contrario.

Capital Federal, 19 de Julho de 1896, 9º da Republica.

Prudente J. De Moraes Barros.

Amaro Cavalcanti.