DECRETO N. 982 – DE 8 DE AGOSTO DE 1892

Modifica o plano de uniforme para o Batalhão Academico.

O Vice-Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil resolve determinar que o plano de uniforme para o Batalhão Academico, approvado pelo decreto n. 242 de 4 de março de 1890, seja observado com as rnodificações que com este baixam assignadas pelo general de brigada Francisco Antonio de Moura, Ministro de Estado dos Negocios da Guerra, que assim o tenha entendido e faça executar.

Capital Federal, 8 de agosto de 1892, 4º da Republica.

Floriano Peixoto.

Francisco Antonio de Moura.

Modificações feitas no plano de uniforme para o Batalhão Academico, a que se refere o decreto n. 982 desta data

KEPI

De panno azul ferrete, tendo 0m,085 de altura na frente e 0m,105 na parte posterior, com a cinta de velludo azul da Prussia entre vivos daquelle panno; os quartos guarnecidos de tres tranças de ouro de 0m,002 de largura e no fundo um enfeite tambem da mesma trança em tres ordens parallelas. Na frente o emblema, dentro de uma cercadura formada por dous ramos de louro e carvalho com a altura de 0m,04 e largura maxima de 0m,055 e encimado de uma estrella com 0m,01 de diametro, sendo o distinctivo duas carabinas cruzadas com as boccas voltadas para cima, tudo bordado a ouro sobre o mesmo velludo.

DOLMAN

O actual, tendo nas mangas, em vez de facha azul, carcella do mesmo velludo. Nas extremidades da gola terá duas carabinas cruzadas em vez de barretes phrygios. As passadeiras serão de velludo da mesma côr com 0m,01 de largura. Platinas sobre velludo da mesma côr e charlateiras as actuaes, tendo em vez de barretes phrygios, uma estrella.

Capital Federal, 8 de agosto de 1892. – Francisco Antonio de Moura.