1

DECRETO N° 450, DE 17 DE FEVEREIRO DE 1992

Altera dispositivos do Regulamento da Ordem do Mérito Militar.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição,

DECRETA:

Art. 1° Os arts. 1°, 2°, 4°, 9°, 19, caput, 24, 35 e 44 do Re­gulamento da Ordem do Mérito Militar (R44), aprovado pelo Decreto n° 92.493, de 25 de março de 1986, alterado pelo De­creto n° 99.760, de 4 de dezembro de 1990, passam a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 1º......................................................................................................................

.................................................................................................................................

V - As Organizações Militares (OM) e Instituições Civis, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado credoras de homenagem especial do Exército Brasileiro."

"Art 2º .....................................................................................................................

Parágrafo único. Todo graduado da ordem ocupa um grau de sua hierarquia. As Organizações Militares e Insti­tuições Civis, nacionais ou estrangeiras, são nela admiti­das sem grau."

"Art. 4º.............................................................................................................................

Parágrafo único. A Organização Militar ou Institui­ção Civil agraciada com a Insígnia de Bandeira deverá usála no Estandarte Histórico, quando o possuir, ou na Bandeira Nacional. Na falta de ambos, a insígnia será guardada em local de destaque."

"Art. 9° ...........................................................................................................................

GRAUS       EFETIVO PREVISTO

GrãCruz          19

GrandeOficial         30

Comendador       110

Oficial        300

Cavaleiro       600

 

"Art. 19. As propostas de admissão apresentadas ao conselho são formuladas pelo Chefe do EstadoMaior do Exército, Chefes de Departamentos, Comandantes Milita­res de Área, Comandante de Operações Terrestres, Secre­tários de Economia e Finanças e de Ciência e Tecnologia e pelos OficiaisGenerais do Exército que estejam exercendo os cargos de Chefe do EstadoMaior das Forças Armadas e/ou Comandante da Escola Superior de Guerra.

...................................................................................................................................."

"Art. 24. As propostas de admissão relativas a civis ou militares nacionais deverão dar entrada na Secretaria do Conselho entre 1° de março e 30 de abril, anualmente.

§ 1º ............................................................................................................................

§ 2º As indicações para admissão no Quadro Ordiná­rio, feitas pelas autoridades proponentes constantes do art. 19, serão estipuladas, anualmente, mediante cotas estabele­cidas pelo Presidente Efetivo do Conselho."

"Art. 35. O Conselho da Ordem realizará anualmente, a partir de 15 de junho, uma sessão ordinária para exame e julgamento das propostas de promoção e admissão e para a consideração de quaisquer outros assuntos que exijam o pronunciamento do conselho."

"Art. 44. A Organização Militar ou Instituição Civil nacional, agraciada com a Insígnia da Ordem, que receber nova denominação, ou for transformada, transferirá a co­menda para a Unidade ou Instituição que lhe suceder. Em caso de extinção, a comenda será remetida ao Museu His­tórico do Exército.

§ 1° Quando a Organização Militar pertencer à Mari­nha ou à Aeronáutica, a comenda será recolhida ao museu da Força correspondente ou ao Museu Histórico do Exérci­to, a critério da respectiva Força Singular.

§ 2º Quando se tratar de extinção de Instituição Civil ou Organização Militar pertencente a uma Força Auxiliar, a comenda será recolhida ao museu do Estado da Federa­ção em que estiver sediada."

Art. 2° O Regulamento de que trata o art. 1° deste Decreto fica acrescido do seguinte artigo:

"Art. 45. Os casos especiais de interpretação de ques­tões de interesse da ordem serão resolvidos pelo Presidente Efetivo do Conselho, sob diretrizes do Presidente da Repú­blica."

Art. 3° Este Decreto entra em vigor na data de sua publi­cação.

Art. 4° Revogamse o parágrafo único do art. 1° e os §§ 3°, 4° e 5° do art. 24 do Regulamento aprovado pelo Decreto n° 92.493, de 25 de março de 1986.

Brasília, 17 de fevereiro de 1992; 171° da Independência e 104° da República.

FERNANDO COLLOR

Carlos Tinoco Ribeiro Comes