Ir para conteúdo principal

26ª Reunião, Ordinária - CRE

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Comissão Permanente
04/07/2013 às 10h Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 7 Realizada

Audiência Pública

Finalidade
Audiência Pública destinada a debater a situação comercial entre Brasil e Argentina, bem como as negociações extrarregionais do MERCOSUL, além de questões referentes à criação do bloco Aliança do Pacífico e seus reflexos na integração latino-americana e sobre o bloco regional do MERCOSUL.
Requerimento(s) relacionado(s)
RRE 17/2013 - Senador Ricardo Ferraço (MDB/ES)
RRE 27/2013 - Senador Pedro Simon (MDB/RS)
RRE 40/2013 - Senador Pedro Simon (MDB/RS) e outros.
Resultado
Audiência Pública realizada.

Participante(s)

Fernando Damata Pimentel

Ministro de Estado do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Deliberativa

Itens da Pauta

  • Ementa
    Requeiro, nos termos dos artigos 222 e 223, do Regimento Interno do Senado Federal, que seja consignado, nos anais do Senado, VOTO DE REPÚDIO ao tratamento vexatório dispensado pelas autoridades de alguns países europeus ao Presidente da Bolívia, Evo Morales, ao negar sobrevoo ao avião presidencial por seu espaço aéreo, após autorizar o trânsito da aeronave, quando o Presidente boliviano tencionava retornar a seu país, após viagem à Rússia, com base na falsa premissa de que à bordo encontrava-se Edward Snowden.
    Resultado
    É lido e aprovado o Requerimento,sendo este apensado ao RQS nº 753, de 2013.
  • Ementa
    Requeiro, nos termos do artigo 223 do Regimento Interno, seja apresentado voto de censura e repúdio à agressão sofrida pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República da Bolívia, Evo Morales, cujo avião presidencial foi impedido de sobrevoar o território da França, Portugal, Espanha e Itália, na forma da justificação anexada.
    Resultado
    É aprovado o apensamento do Requerimento ao RQS nº 753, DE 2013 e ao RRE nº 42, de 2013.
  • Ementa
    Requeiro, nos termos do art. 93 do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de Audiência Pública com o objetivo de tratar do Projeto do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), considerado projeto estratégico do Exército Brasileiro. O SISFRON tem a finalidade de aumentar a vigilância e a proteção das fronteiras terrestres, em uma faixa de cerca de 17.000 quilômetros de extensão que separa o Brasil de 11 países vizinhos e se estende por dez estados e 27% do território nacional. Entretanto, apesar da relevância do projeto, o mesmo não vem sendo contemplado com os recursos orçamentários necessários. Considerando-se que atrasos em tal empreendimento podem aumentar o drama da família brasileira com o flagelo das drogas e a consequente escalada da criminalidade, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional convidará autoridades do Comando do Exército e outras personalidades envolvidas no tema para os esclarecimentos pertinentes.
    Resultado
    Aprovado
  • Ementa
    Requeiro, nos termos do art. 93 do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de Audiência Pública com o objetivo de examinar tema relativo ao setor aeroespacial brasileiro: a colocação em órbita de satélites em Alcântara, no Maranhão. Nesse contexto, o programa de desenvolvimento de um veículo nacional lançador de satélites estaria sofrendo grande atraso pela falta de investimentos. Além disso, a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), constituída por Brasil e Ucrânia, também com vistas à colocação em órbita de satélites, da mesma forma estaria com problemas orçamentários. Adicionalmente, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), instalação da Aeronáutica de onde os foguetes são previstos para serem lançados, está envolvido em uma séria questão com comunidades quilombolas. Considerando-se que a capacidade autônoma de lançamento de satélites é fator de soberania nacional, envolvendo questões econômicas e científicas de grande relevo, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional convidará autoridades do Governo Federal, em especial do Ministério da Defesa/Força Aérea Brasileira, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Agência Espacial Brasileira, da Advocacia Geral da União, bem como outras personalidades envolvidas no tema para os esclarecimentos necessários.
    Resultado
    Aprovado
  • Ementa
    Requeiro, nos termos do art. 93 do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de Audiência Pública com o objetivo de tratar do Projeto FX-2, da Força Aérea Brasileira, que consiste na aquisição de 36 aeronaves de caça de múltiplo emprego, incluindo itens como os simuladores correspondentes, a logística inicial e, sobretudo, a transferência de tecnologia necessária para a capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro no desenvolvimento de um caça de quinta geração. Considerando-se que o processo de tais aquisições, em sua versão atual, teve início ainda no ano de 2008 e vem sofrendo sucessivos adiamentos, o que enfraquece o status do Brasil como protagonista nos grandes temas do subcontinente, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional convidará o Comandante da Aeronáutica e outras personalidades envolvidas no tema para os esclarecimentos necessários.
    Resultado
    Aprovado
  • Ementa
    Requeiro, nos termos regimentais, a participação desta Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional em SEMINÁRIO INTERNACIONAL em parceria com a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e com a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional, para tratar da questão do terrorismo, em especial por ocasião dos grandes eventos que o Brasil sediará nos próximos anos.
    Resultado
    Aprovado

Registro de presença

Senadores  

Titulares
Jorge Viana
Eduardo Suplicy
Vanessa Grazziotin
Anibal Diniz
Cristovam Buarque
Lídice da Mata
Suplentes
1. Delcídio do Amaral
2. Randolfe Rodrigues
3. Lindbergh Farias
4. Eduardo Lopes
5. Pedro Taques
6. João Capiberibe
Titulares
Ricardo Ferraço
Jarbas Vasconcelos
Pedro Simon
Eunício Oliveira
Luiz Henrique
Francisco Dornelles
Suplentes
1. Sergio Souza
2. João Alberto Souza
3. Roberto Requião
4. Romero Jucá
5. Ana Amélia
6. Sérgio Petecão
Titulares
Alvaro Dias
Paulo Bauer
José Agripino
Cyro Miranda
Suplentes
1. Aloysio Nunes Ferreira
2. Flexa Ribeiro
3. Jayme Campos
4. Cícero Lucena
Titulares
Mozarildo Cavalcanti
Fernando Collor
Magno Malta
Suplentes
1. Jorge Afonso Argello
2. Eduardo Amorim
3. VAGO
Nenhum parlamentar não-membro presente.

versão: br.leg.senado.portal.atividade/portal-atividade-legislativa/0.4.12